quinta-feira, abril 18, 2024

EUA CONCORDAM COM A INTERVENÇÃO ISRAELITA EM RAFAH EM TROCA DE CONTENÇÃO NA RESPOSTA AO IRÃO


Desde o ataque iraniano a Israel na madrugada de Domingo que Israel já esteve por duas vezes prestes a responder ao Irão. Não fosse a pressão norte-americana, as forças israelitas já teriam actuado de forma rápida e dura, não se antevendo quais as consequências que tal acção provocariam.

O Irão promete responder com força muito maior e rápida a qualquer intervenção israelita.Não se sabe quando e como Israel irá retaliar a provocação iraniana, embora se fale que tal não acontecerá antes do final da celebração da Páscoa judaica a iniciar dentro dos próximos dias. 

Sabe-se entretanto que a administração Biden aceitou uma intervenção das IDF em Rafah, onde se encontram os líderes e os últimos postos do Hamas, desde que Israel prometa não lançar um ataque demasiado duro contra o Irão. O Egipto já foi avisado e está-se posicionando de forma a estar preparado para esta intervenção, uma vez que Rafah faz fronteira com aquele país e teme-se um grande fluxo de palestinianos tentando atravessar a fronteira para se refugiarem no deserto do Sinai.

"A administração norte-americana demonstrou aceitação do plano previamente apresentado (por Israel) relacionado com a operação militar em Rafah, tendo por troca não lançar um intenso ataque retaliatório ao Irão. "

Para o governo de Jerusalém, esta intervenção em Rafah é fundamental para que se alcancem os objectivos desta guerra, ou seja, retirar o Hamas do poder no enclave e libertar os cerca de 130 reféns ainda nas mãos dos terroristas. 

Sabe-se que Netanyahu concordou com esta proposta norte-americana. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Todo apoio a Israel