Israel realizou nesta madrugada um pequeno ataque direccionado a instalações militares da força aérea iraniana na cidade de Isfahan, um local muito próximo das instalações nucleares iranianas naquela região do país. Este ligeiro ataque não provocou danos nem prejuízos humanos, e, ainda que não assumido por Israel - como é costume - foi confirmado pelo comentário infeliz de um dos ministros israelitas da extrema direita que o classificou como "fraquinho", e pelos EUA que confirmaram terem sido previamente avisados do ataque.
Seja como for, a mensagem que Israel quis transmitir foi esta: "Desta vez decidimos não atacar as vossas instalações nucleares, mas poderíamos ter feito muito pior." Em outras palavras, Israel quis demonstrar ao regime iraniano o quão vulneráveis as suas instalações nucleares estão aos ataques israelitas...
Ao que parece, Israel teria usado mísseis de longo alcance a partir de um avião, de forma a evitar a detecção dos radares iranianos.
Por outro lado, ao não ter atacado as centrais nucleares iranianas em Isfahan, Natanz e Fordow, Israel quis demonstrar ao Irão e ao mundo que não está interessado numa escalada que conduza a uma guerra regional. Terá então sido um ataque "modesto", visando ameaçar veladamente o Irão e por outro lado tentar reduzir a possibilidade de uma retaliação por parte do Irão.
Até onde se sabe, e segundo fontes oficiais norte-americanas, não há notícias de que o Irão planeie responder a este pequeno ataque israelita.
Shalom, Israel!
2 comentários:
Israel foi prudente! Este não é o momento! Tem uma guerra brutal contra o HAMAS pra ser definitivamente vencida. E ambos os lados já perceberam que seus espaços aéreos são penetráveis, e que qualquer acirramento trará uma devastação inimaginável.
Muito bom
Enviar um comentário