terça-feira, dezembro 18, 2012

TEXTOS DOS MANUSCRITOS DO MAR MORTO JÁ DISPONÍVEIS NA NET

Um novo site na internet torna acessível a qualquer pessoa com acesso à net o "puzzle" dos fragmentos dos textos encontrados na gruta de Qumran, perto do Mar Morto, em 1947, uma descoberta considerada por muitos como a maior do século 20.
A partir de hoje milhares de fragmentos dos manuscritos do Mar Morto estão disponíveis num novo site do Google e da Autoridade para as Antiguidades de Israel, sendo esta parte de uma iniciativa para disponibilizar os famosos manuscritos a qualquer estudioso ou até aos meros navegadores da net.
Neste site - http://www.deadseascrolls.org.il/ - podem-se encontrar todas as informações sobre esta nova disponibilidade em imagens de alta definição destes fragmentos escritos há cerca de 2 mil anos.
TEXTO DOS SALMOS AGORA DECIFRÁVEL
A Autoridade para as Antiguidades de Israel está no processo de fotografar os milhares de fragmentos que estão na sua posse - peças oriundas de cerca de 900 manuscritos diferentes - utilizando equipamento especial para captação de imagens desenvolvido inicialmente para a NASA. Estas câmaras hi-tech captaram secções visíveis dos manuscritos anteriormente indecifráveis.
Uma equipa da Universidade de Tel Aviv está agora a utilizar as novas imagens para tentar juntar as "peças" - neste caso fragmentos - em secções maiores, que poderão produzir novas informações sobre  o conteúdo de alguns dos manuscritos. Para os peritos, estes fragmentos são o "puzzle final".
UMA DAS GRUTAS EM QUMRAN
Pensa-se que estes manuscritos terão sido escritos ou coleccionados por judeus que deixaram Jerusalém e foram viver para o deserto nos dias do Segundo Templo há cerca de 2 mil anos atrás. A descoberta "casual" dos mesmos em 1947 no deserto da Judéia veio trazer luz sobre o antigo judaísmo, o nascimento do cristianismo e a evolução da Bíblia.
No novo site dos manuscritos do Mar Morto o navegador pode agora pesquisar frases em hebraico ou inglês e encontrar fragmentos que se coadunam com as mesmas, ver os fragmentos segundo as grutas em Qumran onde cada um deles foi encontrado e ver os locais no Google Maps.
MANUSCRITO COM O SALMO 43 
Os manuscritos do Mar Morto estão divididos em 2 classes: "manuscritos bíblicos" (cerca de 230), contendo grandes porções do Velho Testamento, incluindo todos os livros, excepto o de Ester, que não faz parte da Bíblia judaica, e os "manuscritos não bíblicos", contendo escritos religiosos e sobre a vida comunitária do grupo sectário - os essénios - que ali viveram naquela época.
Os manuscritos achados datam desde o 2º século a.C. até ao 1º século d.C. A maior parte da escrita está em hebraico, mas também há 15% de textos em aramaico e alguns em grego. O material dos manuscritos é na maior parte em pergaminho, embora alguns estejam escritos em papiro, havendo o texto de um dos manuscritos sido gravado em cobre. 
Muitos dos manuscritos bíblicos encontrados são muito semelhantes ao "texto massorético", o texto mais aceite da Bíblia Hebraica desde a segunda metade do primeiro milénio d.C. até hoje. A semelhança é notável, quando se considera que os manuscritos do Mar Morto são mil anos mais antigos que os mais antigos textos bíblicos conhecidos!
Muitos dos manuscritos "sectários" encontrados nas grutas de Qumran enfatizam a pureza espiritual e a purificação ritual através da imersão num banho ritual, ou "mikveh", tal como esta visível hoje nas ruínas de Qumran. 
Shalom, Israel!



1 comentário:

Nathana disse...

Já vi e consegui visualizar algumas palavras no manuscrito de Gênesis. Muito bom podermos acessar essa preciosidade.
Vi no site: http://www.deadseascrolls.org.il/featured-scrolls

Shalom!