sábado, julho 20, 2019

"OS EUROPEUS SÓ VÃO ACORDAR QUANDO UMA BOMBA NUCLEAR IRANIANA LHES CAIR EM CIMA" - LAMENTOU NETANYAHU SOBRE O ACTUAL IMPASSE EUROPEU EM RELAÇÃO AO ACORDO NUCLEAR COM O IRÃO

Cansado de tanta demagogia dos líderes europeus - obviamente mais interessados no petróleo iraniano do que na protecção dos israelitas - o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu criticou os responsáveis europeus que tentam tudo por tudo para salvar o acordo nuclear assinado em 2015 com o Irão.
Netanyahu comparou a actual política europeia para com o Irão com a política de apaziguamento adoptada pela Europa para com a Alemanha nazi dos anos 30, acrescentando que a Europa só iria acordar quando uma bomba nuclear iraniana lhes cair em cima. 
"A reacção europeia às violações iranianas" do acordo nuclear - afirmou Netanyahu - "são reminiscentes da política europeia de apaziguamento dos anos 1930. Naquela altura, também, havia aqueles que escondiam a cabeça na areia e que não viam o crescente perigo."
"Parece que na Europa há pessoas que não irão acordar até que uma bomba nuclear iraniana caia em solo europeu" - gracejou Netanyahu, acrescentando: "Mas então será demasiado tarde."
"De qualquer forma" - adiantou o primeiro-ministro - "faremos tudo para impedir que o Irão consiga uma arma nuclear."
O co-líder do partido "Azul e Branco" Benny Gantz - adversário centrista de Netanyahu nas próximas eleições - também se pronunciou sobre o assunto, afirmando: "Nesta noite é importante lembrarmos aos nossos amigos na Europa que o Irão é um problema global que ameaça a paz mundial."
E acrescentou: "Nesta questão, não há políticas. Israel não pode permitir que o Irão tenha capacidade nuclear. E vocês também não."
Os ministros das relações exteriores dos países europeus reuniram-se em Bruxelas na passada Segunda-Feira num último esforço para salvar o acordo, após o Irão ter deliberadamente violado os limites do enriquecimento do urânio.
O secretário de estado britânico para os assuntos externos afirmou entretanto que "o Irão ainda está a um ano de conseguir uma bomba nuclear. Apesar de se ir fechando aos poucos, há ainda uma pequena janela para se manter o acordo vivo."
A ministra das relações externas da União Europeia Federica Mogherini expressou a sua dedicação ao acordo, com as seguintes palavras: "O acordo evitou que o Irão desenvolvesse uma arma nuclear, e hoje toda a gente reconhece que não há outra alternativa."

Como reza o ditado: "Não pior cego que aquele que não quer ver"...

Shalom, Israel!

Sem comentários: