quarta-feira, julho 31, 2019

"IGREJA DOS APÓSTOLOS" PEDRO E ANDRÉ ESCAVADA NA CIDADE BÍBLICA DE BETSAIDA, GALILÉIA

Há muitos anos que se mantém um aceso debate entre os entendidos sobre a exacta localização da "Igreja dos Apóstolos", o local de origem dos primeiros seguidores de Jesus André e Pedro, cuja construção terá sido feita por cima da casa original destes apóstolos, na aldeia bíblica de Betsaida.
Segundo as informações há dias publicadas por uma equipa de arqueólogos israelitas e norte-americanos, este local acabou de ser encontrado e escavado.
Já no ano 725 d.C. havia menções escritas desta Igreja num texto cristão, mas não havia confirmação segura da sua existência, levando a que alguns duvidassem da sua autenticidade.
Nesse mesmo ano, Willibald, o bispo bavário de Eichstaett, visitou aquela região e relatou que uma Igreja havia sido construída sobre a antiga casa de Pedro e de André. 
Peritos do Instituto Kinneret para a Arqueologia da Galileia e do Colégio Nyack, em Nova Iorque, têm estado a escavar o sítio de Beit Habeck na margem Norte do Mar da Galiléia.

SERÁ A ANTIGA BETSAIDA BÍBLICA?
Estes arqueólogos acreditam que Beit Habeck, ou el-Araj, é o local da antiga aldeia piscatória de Betsaida, que mais tarde se tornou na cidade romana de Julias. Betsaida encontra-se entre os sítios bíblicos de Cafarnaum e Cursi.
As escavações em curso durante este Verão têm trazido à luz pisos com mosaicos ornamentados, ruínas douradas de um mosaico numa parede, e os fragmentos em mármore de uma tela de uma capela-mor anteriormente adornada com uma grinalda.

"Estas descobertas trouxeram-nos a informação de que a Igreja andava por ali perto à espera de ser escavada" - afirmou o professor Steven Notley, do Colégio Nyack, numa entrevista à Fox News.
Seguindo estas pistas, os arqueólogos acabaram por descobrir os pisos de mosaico da Igreja: "É sempre notável trazer à luz estes pisos belamente decorados, após terem estado soterrados cerca de 1500 anos" - afirmou o arqueólogo.

"Temos uma aldeia romana, nessa aldeia temos cerâmica, moedas, e também vasos em pedra típicos da vida judaica do primeiro século, por isso damos força à nossa sugestão e identificação de Betsaida" - afirmou um dos responsáveis pelas escavações a decorrer desde há 32 anos. 

IGREJA PARCIALMENTE ESCAVADA
Apesar de terem ainda só escavado as salas da parte Sul da Igreja, os pesquisadores afirmam que as evidências apontam para a existência de um complexo maior e que incluía um mosteiro.

Os peritos esperam agora que a próxima época de escavações em Beit Habeck venha revelar mais dos segredos deste antigo sítio, planeando ainda completar a escavação de todo o espaço desta Igreja bizantina. Apesar de só cerca de um terço do complexo ter sido escavado, um dos arqueólogos responsáveis afirmou convictamente: "Temos (aqui) uma Igreja, isso é mais do que certo."

ALDEIA NATAL DE PEDRO, ANDRÉ E FILIPE
O Novo Testamento descreve Betsaida como aldeia-natal de Pedro, André e Filipe. Ali também Jesus curou um cego (Marcos 8:22-26), sendo também descrita por Lucas (9:10-17) como próxima ao lugar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes que alimentou mais de 5 mil pessoas. 

Shalom, Israel!



Sem comentários: