quinta-feira, julho 11, 2019

SITUAÇÃO PREOCUPANTE EM GAZA

O disparo por engano a um militante armado do Hamas que tentava evitar a possibilidade de intrusão em território israelita, causando a sua morte, associado aos inesperados exercícios militares realizados pelo Hamas em Gaza e à descoberta de mais um túnel terrorista podem elevar ao rubro as constantes tensões na região, e provocar uma escalada da violência palestiniana contra Israel.

Israel já comunicou publicamente que a morte do membro do Hamas foi provocada por "uma confusão", em que os militares israelitas confundiram o militante com um terrorista armado, mas o Hamas já prometeu uma retaliação contra Israel. 

Na passada Terça-Feira o braço armado do Hamas, as "Brigadas al-Qassam", juntamente com vários braços armados do movimento terrorista simularam uma invasão terrestre ao território de Gaza por parte de Israel. Várias partes do território ficaram fechados à população para a realização deste exercício que apanhou todos de surpresa. As pescas foram interrompidas, e foi decretado um alto nível de alerta máximo. Foi também imposto o recolher obrigatório em várias ruas. 
Crê-se que este simulacro militar terá a ver com as previsões de um conflito com Israel nos próximos meses.
Um porta voz do Ministério do Interior de Gaza informou que o exercício militar visou avaliar a preparação e resposta imediata das forças de Gaza num caso de emergência.

TÚNEL DESCOBERTO
Entretanto, o túnel descoberto por Israel junto à travessia de Kerem Hashalom é, segundo as autoridades israelitas, um túnel antigo. As Forças de Defesa de Israel tem gasto estes dois últimos dias na exploração da rota do túnel escavado pelos terroristas e que entrava no território de Israel.

Shalom, Israel!

Sem comentários: