terça-feira, novembro 28, 2023

MAIS 10 REFÉNS ISRAELITAS LIBERTOS PELO HAMAS A CAMINHO DE ISRAEL


Nesta 5ª "ronda" de troca de reféns israelitas e estrangeiros por criminosos detidos em prisões israelitas, e graças à extensão de mais 2 dias no período de tréguas, espera-se para as próximas horas a libertação de mais 10 reféns israelitas, na maior parte mulheres e crianças. As mesmas serão entregues aos cuidados da Cruz Vermelha e posteriormente levados para Israel a partir do Egipto. 

Entretanto, Yaffa Adar, de 85 anos, a refém mais idosa sequestrada pelo Hamas, e libertada do cativeiro no passado dia 24, já teve alta hospitalar e entregue aos respectivos familiares. A senhora atravessou o corredor do hospital, com uma boa aparência e energia, apoiando-se numa bengala apenas para maior segurança. A saída de Yaffa do hospital gerou uma verdadeira celebração entre o pessoal médico, a quem ela enviou beijos e abraços. 


Esta senhora tem 3 filhos, 8 netos e 7 bisnetos, tendo-se tornado num ícone de dignidade e de invejável postura mesmo quando sequestrada pelos criminosos do Hamas no dia 7 de Outubro. 

Até hoje já foram libertados 50 reféns israelitas e 150 detidos palestinianos. Com a libertação de mas 10 reféns hoje e provavelmente mais 10 amanhã, o número subirá para 70, ficando ainda muitas dezenas detidas nos túneis de Gaza. 

LÍDER DA MOSSAD NO QATAR

Esta manhã David Barnea, chefe da Mossad, deslocou-se ao Qatar para conversações com os mediadores do processo de libertação. Fala-se cada vez mais na possibilidade de as tréguas serem prolongadas por mais dias a partir do prazo de 48 horas que termina na manhã da próxima Quinta-Feira. 


IDF PRONTAS PARA COMBATER

O chefe das IDF, general Herzi Halevi, afirmou entretanto que "hoje" as forças militares estão preparadas para retomar os combates em Gaza: "Hoje, as IDF estão prontas para continuarem a combater. Estamos a aproveitar os dias de tréguas como parte do acordo para aprendizagem, fortalecer a prontidão e aprovação dos planos para a duração." E acrescentou: "Estamo-nos preparando para continuar o combate de forma a desmantelarmos o Hamas. Isso levará tempo, são alvos complexos, mas são mais do que justificados."

Em relação à libertação dos reféns, Halevi referiu que cada refém liberto é "um grande alívio para nós", acrescentando no entanto que as IDF não pararão até que todos sejam libertos. 

"O regresso dos reféns é para todos nós um raio de luz. É também um outro testemunho dos resultados da significativa pressão militar e das manobras terrestres de alta qualidade. Nós criámos as condições para o retorno a casa dos nossos cidadãos. Continuaremos a fazê-lo."

TROPAS ATACADAS NO NORTE DE GAZA

Numa clara violação do acordo de tréguas, vários militares ficaram levemente feridos após terem sido atacados no Norte de Gaza esta manhã. Segundo as IDF, foram detonados 3 explosivos junto às forças israelitas em dois locais distintos, tendo vários disparos sido feitos contra os militares num dos incidentes. Apesar de ter respondido com disparos, as FDI comprometeram-se a cumprir o acordo de tréguas negociado pelo Qatar. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Todo apoio a Israel