sexta-feira, maio 24, 2019

COM AJUDA DE VÁRIOS PAÍSES, ISRAEL COMBATE GRANDES INCÊNDIOS NO DIA MAIS QUENTE DO ANO

Começaram ontem os piores incêndios do ano no Sul de Israel. Alguns terão tido origem nos balões inflamados lançados desde a Faixa de Gaza, mas a maior parte terá começado por causa do intenso calor que desde ontem se faz sentir em Israel, com temperaturas que têm esta tarde chegado aos 48 graus centígrados.
15 pessoas já foram tratadas em hospitais devido à inalação de fumo, e vários milhares de pessoas foram também evacuadas das suas comunidades. Falhas eléctricas têm também sido responsáveis por alguns dos fogos.
A população está sendo alertada para se manter afastadas das florestas e parques, neste segundo dia em que as chamas não têm poupado casas, florestas e parques.
Um dos principais incêndios, na região bíblica de Peduel, está sendo atacado com a ajuda de 4 meios aéreos. Numa moshav (cooperativa) perto de Ashdod, um campo de trigo em chamas obrigou os residentes a abandonarem as suas casas, tendo o fogo sido combatido pelos bombeiros, com a ajuda de um helicóptero enviado pelo Egipto.
Vários kibbutzim têm sido afectados pelos fogos, havendo ainda pelo menos uma aldeia Mevo Modi'im) quase completamente destruída. Várias casas e carros arderam por completo nesta povoação.

48 GRAUS CENTÍGRADOS
Foi entretanto decretado para hoje o estado de emergência nacional. Entre Jerusalém e Tel Aviv as temperaturas deverão chegar aos 43º, enquanto que no vale do Jordão e no Mar Morto deverão atingir os 48º, o suficiente para fritar um ovo no chão...!
Com os aparelhos de ar condicionado a funcionar ao máximo, as quebras na corrente eléctrica são constantes, e o consumo tem disparado para níveis altíssimos.

AJUDA INTERNACIONAL
Chipre já correspondeu ao apelo ontem feito pelo primeiro-ministro, tendo enviado esta manhã vários grupos de bombeiros, bem como um avião, tal como a Grécia, a Itália e a Croácia. 
Netanyahu já agradeceu entretanto ao vizinho Egipto pela ajuda prestada através do envio de 2 helicópteros, mencionando ainda a oferta de ajuda por parte da Autoridade Palestiniana e da Rússia.

DEZENAS DE CASAS DESTRUÍDAS

Calcula-se que várias dezenas de casas tenham sido destruídas pelos fogos, e que cerca de 3.500 residentes tenham sido evacuados das suas casas.
Várias centenas de hectares de florestas foram também destruídos pelos intensos fogos. 
Teme-se ainda que os terroristas palestinianos tentem aproveitar este caos provocado pelas alturas temperaturas e pelo ar seco para lançar balões incendiários para Israel, tanto mais que hoje é Sexta-Feira, o dia em que normalmente os terroristas se manifestam junto à vedação fronteiriça para causar estragos e lançar balões em chamas para o lado de Israel.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

é uma guerra espiritual com certeza