quarta-feira, maio 15, 2019

MILHARES DE PALESTINIANOS CELEBRAM O "NAKBA DAY" - DIA DA CATÁSTROFE - COM MANIFESTAÇÕES, MARCHAS E A COSTUMEIRA VIOLÊNCIA

Cerca de 10.000 palestinianos têm-se manifestado junto à fronteira que separa a Faixa de Gaza de Israel, assinalando o dia que denominam como da "catástrofe", por ser o dia imediato à declaração da independência de Israel, há 71 anos atrás.
No meio das manifestações não têm faltado as habituais pedradas e o lançamento de pneus a arder contra o lado de Israel. Segundo as informações, haverá uns 60 indivíduos feridos.
Nas palavras de um dos líderes do Hamas dirigidas ao povo de Israel, "o dia da vossa matança, extermínio e desaparecimento está-se aproximando."
Segundo as Forças de Defesa de Israel postadas na fronteira, "os provocadores estão a incendiar pneus e a atirar pedras. Vários engenhos explosivos têm sido atirados da Faixa de Gaza, e têm sido feitas várias tentativas para danificar a vedação fronteiriça. As tropas das FDI têm estado a ripostar com meios de dissuasão."
Vários engenhos incendiários caíram em terrenos do Sul de Israel, causando pequenos fogos locais.

"IDE-VOS EMBORA"

Num discurso junto à fronteira de Gaza, o responsável do Hamas Fathi Hamad, conhecido pela sua retórica inflamada, avisou Israel de que o seu fim está próximo: "Viemos para dizer ao inimigo sionista, seus homens, exército, governo e Knesset: Ide-vos embora! Todos vocês devem procurar um lugar na Europa...no inferno, no mar, no Triângulo das Bermudas. Não há lugar para vocês na Palestina. Não há lugar para vós na terra de Jerusalém. Não há lugar para vós na mesquita de al-Aqsa, em Jaffa, em Acre, ou em qualquer outro lugar."
Pelas 4 horas da tarde, os manifestantes começaram a dispersar, bem antes do que é habitual. 

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

na minha opinião esses terroristas não querem a paz Israel deveria fazer um ataque avassalador contra esses inimigos de Israel e tomar Gaza de volta