quinta-feira, maio 23, 2019

12 BÊNÇÃOS DE ISRAEL PARA ALIMENTAR O MUNDO - 2ª Parte

A agricultura é apenas uma das áreas em que Israel dá cartas ao mundo, e oferece a sua avançada tecnologia aos países amigos e em necessidade. De facto, ao contrário de muitos outros países que só exportam problemas, Israel é uma bênção para o mundo, ou não fosse escolhida por Deus para ser cabeça...

5 - Salvando os morangos (e muito mais)
A empresa Bio-Bee, propriedade do kibbutz Sde Eliyahu, produz e exporta para mais de 50 países várias espécies de insectos e ácaros benéficos para controle biológico das pestes e abelhões para a polinização natural.
O campeão mundial de vendas da empresa é o minúsculo BioPersimilis, um inimigo altamente eficaz contra o ácaro da aranha, uma avassaladora peste agrícola.
O BioPersimilis é utilizado pela maioria dos produtores de morando da Califórnia, e por produtores de pimentos, tomates, batatas, feijões, milho, pepino, melão, beringela, e flores ornamentais, visando a redução da quantidade de pesticidas que eles utilizam em cerca de 80%.

6 - Ajudando os agricultores na exportação
Os agricultores não conseguem exportar, a menos que cumpram com uma complexa e sempre instável quantidade de regulamentações governamentais em países alvo respeitantes a detalhes relacionados com a água, fertilizantes, pesticidas, protecção das plantas, e condições de trabalho e de segurança.
Isso torna-se muitas vezes um assustador desafio para os pequenos produtores, os quais têm de se juntar em cooperativas, de forma a conseguirem exportar.
O sistema único de gestão agrícola AKOLogic, produzido pela rede de kibbutzim,  "Conhecimento Agrícola Online" - Agricultural Knowledge On-Line (AKOL) - fornece aos agricultores as directrizes regulamentares permanentemente actualizadas num simples painel de controle. Se um produtor quiser por exemplo vender para a gigantesca cadeia de supermercados norte-americana Walmart, a AKOlogic aplica automaticamente os regulamentos relevantes dos EUA para o plano.
Este sistema foi lançado em Janeiro de 2015, e já é utilizado por cerca de metade dos agricultores israelitas. O sistema tem sido utilizado em Angola, em cooperação com o Banco Internacional, e já possibilitou a uma cooperativa de pequenos produtores exportarem pela primeira vez os seus produtos para a Europa.
A empresa está actualmente a trabalhar com parceiros locais em países dos Balcãs, possibilitando as pequenas produções tradicionais de venderem os seus produtos na União Europeia. Estão sendo feito esforços, também, para encontrar parceiros na China, Singapura e América do Sul. 

7 - Espremendo cada gota de água a partir do ar
Nem todas as soluções brilhantes têm de ser high-tech.  A empresa Tal-Ya Water Technologies produz uma bandeja de plástico reutilizável para recolher orvalho do ar, reduzindo dessa forma em cerca de 50% a quantidade de água necessária para as culturas ou árvores.
As bandejas serrilhadas em forma quadrada, feitas de material reciclável com filtros UV e com aditivos calcários, cercam cada planta ou árvore. Com a alteração da temperatura durante a madrugada, formam-se gotas de orvalho em cada uma das faces da bandeja Tal-Ya, que afunila o orvalho e a condensação directamente às raízes. No caso de haver chuva, as tinas aumentam o efeito de cada milímetro de água em 27 vezes.
Estas bandejas também bloqueiam o sol, sendo que assim as ervas daninhas não conseguem ganhar raíz, protegendo as plantas de alterações extremas de temperatura. Dessa forma, é necessária muito menos água e fertilizante para fazer crescer a planta.

8 - Laticínios
Várias empresas israelitas - Hof Hasharon Dairy Farm, SAE Afikim, e a SCR Precise Dairy - fazem sistemas avançados de gestão, monitorização e nutrição de gado utilizados em produções laticínias pelo mundo fora. 
A MiRobot fabrica sistemas robóticos de ordenhar que cortam nos custos e uniformizam os procedimentos da ordenha e da pós ordenha.
Nos últimos dez anos, países asiáticos como o Vietname e a China têm estado a investir fortemente na implantação de empreendimentos laticínios, dependendo para tal da experiência, conhecimento e do equipamento israelita.

Continua...

Sem comentários: