sábado, maio 25, 2019

12 BÊNÇÃOS DE ISRAEL PARA ALIMENTAR O MUNDO - 3ª Parte

9 - Mais peixe e mais saudável
A indústria da aquicultura cresce a uma média de 6% ao ano de forma a satisfazer a crescente procura de peixe e de nutrição marinha. 
Mas com mais de metade do peixe consumido no mundo a crescer em reservas onde os peixes são produzidos dentro de tanques e alimentados com quantidades massivas de antibióticos, hormonas e pesticidas, há uma necessidade urgente de soluções sustentáveis e saudáveis para as pescarias comerciais.
Israel tem estado a fornecer essas soluções para o mercado, sendo uma delas a recém nascida empresa GiliOceanTechnology, cujo sistema "Subflex" permite aos produtores a criação de peixe em segurança e em águas livres onde os níveis de oxigénio são ideais e os micro elementos naturais ajudam o peixe a crescer mais rápida e saudavelmente sem antibióticos. A GiliOcean fornece também algoritmos de aprendizagem mecânica e vastas informações analíticas para a aquicultura de precisão.
As AquaMaof Aquaculture Technologies trabalham com clientes em 50 localidades pelo mundo fora no planeamento, construção e manutenção tecnológica de avançadas reservas sustentáveis interiores. A AquaMaof construiu as maiores instalações industrializadas de criação de tilápia na Europa e está em cooperação com um cliente na Noruega para a construção da maior reserva interior para a criação de salmão do mundo inteiro, em Newfoundland, Canadá.
A BioFishency desenvolveu um sistema avançado de tratamento de água, de ligação rápida, "tudo incluído" para a aquicultura. O sistema aumenta a produtividade do peixe, deixa uma pegada ecológica mínima, melhora as condições da água e aumenta significativamente a produtividade.
Desde a sua fundação em Março de 2013, a BioFishency já instalou os seus sistemas em países como a Noruega, Dinamarca, China, Índia, Bengladesh, Nigéria, Congo e Iraque, tendo já ganho o melhor prémio de qualidade na China, e com um total de vendas em Março deste ano de 2,4 milhões de dólares.

10 - Sementes mais duras para mais e melhores colheitas
A reprodução de sementes tem sido uma especialidade de Israel desde a própria fundação do estado. Os cientistas israelitas nos meios académicos, industriais e governamentais, como é o caso da Volcani Center Agricultural Research Organization têm tornado muitos tipos de sementes mais nutritivas, produtivas e saborosas, mais resistentes às secas e às doenças, e têm desenvolvido novas variedades de frutos e de legumes.
A Equinom produz diversas variedades de sementes duras e de alta proteína. A sua recém patenteada variedade de sésamo deverá abrir novos mercados para o cultivo desta semente rica em ferro e cálcio. O mercado global do sésamo ronda os 9 biliões de dólares anuais.
As sementes de sésamo da Equinom têm um perfil nutricional melhorado e resistente às rachadelas, pelo que pode ser colhido através de máquinas agrícolas. A necessidade de colher a semente de sésamo à mão tem impedido que este produto atinja o seu máximo potencial no mercado, levando a que muita da produção se perca por contaminação quando as vagens se estilhaçam no solo. 
A Hazera Seeds é uma empresa israelita de topo e que vende internacionalmente, com sede em Israel e na Holanda, com subsidiárias em 12 países e uma extensiva rede de distribuição em mais de 100 mercados. A Hazera abriu recentemente novas estações de triagem e de testes na Holanda, México e Turquia.
Uma outra grande criadora israelita de sementes é a OriGene Seeds, produzindo legumes para mercados em mais de 25 países. A OriGene especializa-se na produção e exportação de melões, pepinos, e abóboras. A empresa tem também um novo programa de produção de tomate activo no Sul do México.

11 - Proteína alternativa
Preenchendo uma necessidade urgente de fontes de proteína mais baratas, saudáveis, sustentáveis e menos poluentes, empresas israelitas estão pilotando produtos feitos a partir de insectos, legumes e carne produzida em culturas. 
A Flying Spark produz um pó de proteínas e de óleo não-saturado derivados da larva da mosca da fruta, e a várias vezes galardoada empresa Hargol produz pó de proteína a partir de gafanhotos. 
As empresas InnovoPro e a Chick P produzem um concentrado de proteína extraída do grão de bico (substitutos da carne) que fornece uma proteína vegan de sabor neutro e isenta de glúten e alérgena, para utilização numa vasta variedade de alimentos. 
A Amai Proteins, projectou a já designada proteína mais doce do mundo, visando substituir o açúcar na alimentação sem aumentar os níveis do açúcar ou da insulina no sangue. A Amai utiliza proteína projectada informaticamente acoplada à produção da fermentação para combinar proteínas doces que crescem no cinturão equatorial para o mercado mundial da alimentação.
Neste momento estão em fase de desenvolvimento substitutos vegetais para a carne, pelas empresas Jet-Eat, SavorEat e Rilbite. E ainda "carne limpa" produzida a partir de células animais por empresas start-up, tais como a Future Meat Technologies, a Aleph Farms e a SuperMeat.

Continua...

1 comentário: