sexta-feira, junho 25, 2021

COM A PRESENÇA DE 19 PASTORES EVANGÉLICOS, HONDURAS INAUGURA EMBAIXADA EM JERUSALÉM, A CAPITAL DE ISRAEL

As Honduras passaram a ser o 4º país a deslocar a sua embaixada na capital de Israel, Jerusalém. Os outros 3 países que já o fizeram são os EUA, a Guatemala e o Kosovo, este último sendo o primeiro país muçulmano a fazê-lo. 

O presidente das Honduras, Juan Orlando Hernandez, esteve presente na inauguração da embaixada do seu país ontem realizada em Jerusalém, fazendo-se acompanhar por uma delegação de políticos, representantes judeus e 19 pastores evangélicos que têm sido a força motriz impulsionadora da abertura da embaixada. 

O primeiro-ministro Naftali Bennett deu as boas vindas ao presidente e sua esposa Ana Garcia Hernandez: "A vossa chegada para a dedicação da Embaixada das Honduras em Jerusalém, a reabertura da embaixada de Israel em Tegucigalpa e o acordo de cooperação que acabámos de assinar são um indicador adicional da amizade presente e da profunda ligação entre o estado judaico, o Estado de Israel e o povo e a nação das Honduras sob a vossa liderança" - afirmou Bennett, acrescentando: "Sr. Presidente, o sr. é um verdadeiro amigo de Israel. O povo judeu tem uma memória longa e o sr. ficará registado nas páginas da História como alguém que teve a coragem e a acção correcta para com o estado de Israel."

O presidente hondurenho, falando em espanhol, e prestes a terminar o seu mandato, afirmou esperar que o seu sucessor mantenha a embaixada do seu país em Jerusalém. Ele agradeceu também à comunidade cristã nas Honduras por encorajar esta decisão.

"Foi o esforço dos crentes nas Honduras que tornou isto possível" - afirmou Hernandez. 

Os dois países assinaram entretanto vários acordos bilaterais relacionados com a agricultura, recursos de água, saúde e inovação.

Bennet agradeceu ao presidente por estar ao lado de Israel "mesmo quando isso não era sempre popular e mesmo quando isso requeria pagar um preço."

APOIO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS

Evelio Reyes, pastor da "Igreja Cristã Vida Abundante", uma congregação com 1.000 membros na capital do país, fez parte da delegação de pastores que acompanharam a comitiva presidencial.

"Os cristãos reconhecem que a civilização ocidental assenta sobre 3 pilares: recebemos a razão a partir dos gregos, dos romanos recebemos as leis, e de Jerusalém recebemos a componente espiritual. Assim, temos uma obrigação como cristãos, porque foi de Jerusalém que recebemos a nossa fé. A Bíblia ensina-nos sobre o fruto de estarmos ao lado de Israel, e é por isso que celebramos a decisão corajosa do nosso governo de deslocar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, a eterna e indivisível capital de Israel."

O presidente hondurenho foi ainda recebido pelo ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no seu gabinete, e aproveitou para visitar a Muro Ocidental e a Igreja do Santo Sepulcro. Hernandez reuniu-se também com o presidente israelita Reuven Rivlin. 

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

parabéns Honduras e o Brasil até agora nada