terça-feira, junho 29, 2021

PRESIDENTE CESSANTE DE ISRAEL ENCONTRA-SE COM GUTERRES NA SEDE DA ONU

Na sua viagem de despedida oficial dos EUA na qualidade de presidente cessante do estado de Israel, Reuven Rivlin encontrou-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na sede da ONU, em Nova Iorque. 

Rivlin protestou junto a Guterres contra as resoluções e comissões de inquérito contra Israel na ONU: "A nossa região no Médio Oriente necessita de construir a confiança entre os povos. A paz entre Israel e os palestinianos nunca será alcançada através de decisões ou de comissões de inquérito anti-Israel" - afirmou Rivlin, acrescentado: "A tendência contra Israel nas instituições da ONU tem de parar."

"Estamos interessados em continuar a trabalhar com a ONU de forma a satisfazer as necessidades humanitárias do povo de Gaza, com o qual não estamos em conflito" - afirmou Reuven Rivlin, acrescentando que qualquer acordo tem de incluir a devolução dos corpos dos soldados e dos civis retidos pelo Hamas na Faixa de Gaza. 

Depois do encontro com Guterres, o presidente cessante reuniu-se com cerca de duas dezenas de embaixadores, representando os seguintes países: EUA, Rússia, China, Reino Unido, Canadá, Holanda, Quénia, Ruanda, Gana, Áustria, Albânia, Hungria, Malta, Grécia, Chipre, Marrocos, Barhein, Honduras, Guatemala, México, Butão, Austrália e Bulgária. 

Durante a reunião com os embaixadores, Rivlin fez um apelo a Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Palestiniana: "Nós não estamos condenados a viver juntos, mas sim destinados a viver juntos. O nosso papel é cessar o conflito. Esqueçamos o passado. Construamos confiança. Existem oportunidades para conseguirmos um futuro brilhante para os nossos povos."

Shalom, Israel!

2 comentários:

Victor Nunes disse...

muito bom

Jose Manuel Gomes disse...

Bem dita:Nao estamos condenados a vivermos juntos,mas sim destinados a viver juntos.Viva Israel