segunda-feira, junho 21, 2021

ISRAEL TESTA COM ÊXITO LASER AEROTRANSPORTADO CAPAZ DE DERRUBAR DRONES INIMIGOS

Em mais um avanço tecnológico-militar, Israel conseguiu testar com êxito um novo sistema de laser de alta potência que, transportado por via aérea, consegue derrubar drones inimigos, numa tecnologia que o país espera pôr em acção nos próximos anos. 

Um protótipo desenvolvido pela empresa "Elbit Systems" foi montado num avião civil, tendo conseguido abater com êxito vários drones num exercício recentemente realizado sobre o Mar Mediterrâneo. Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa, vários objectos voadores não tripulados foram "interceptados no ar", num "inovador avanço tecnológico crítico para o desenvolvimento do sistema de laser de alta potência transportado por via aérea."

"A capacidade de interceptar e destruir ameaças a partir do espaço aéreo é inovador. Israel é um dos primeiros países do mundo a usar tais capacidades" - informou o responsável da pesquisa militar de Israel.

No teste há pouco realizado, o sistema conseguiu abater drones a partir de uma distância de 1 quilómetro. Israel espera nos próximos anos conseguir implantar um sistema baseado no terreno com um alcance de 20 quilómetros, e que poderá interceptar rockets, drones e rajadas de morteiro. 

Estes lasers funcionam com energia eléctrica, dessa forma proporcionando uma solução bastante mais económica para complementar as existentes capacidades defensivas de Israel. Actualmente Israel depende quase totalmente do sistema de defesa "Cúpula de Ferro", recentemente usado no recente conflito com o Hamas com uma taxa de sucesso de cerca de 90 por cento, mas extremamente caro. Cada disparo de míssil pelo sistema de defesa custa a Israel dezenas de milhares de dólares. 

Shalom, Israel!