terça-feira, novembro 16, 2021

ISRAEL APRESENTA ROBOT PARA ASSISTÊNCIA ÀS TROPAS EM COMBATE

Empresas israelitas ligadas à defesa apresentaram ao público um veículo autónomo não tripulado capaz de dar um apoio significativo às forças militares nas linhas da frente do terreno em tempos de guerra.

Segundo as empresas responsáveis por mais este avanço tecnológico israelita, a Roboteam e a Elbit Systems, este será o início daquilo a que chamam de "a mãe dos veículos não tripulados."

Esta inovação, denominada "ROOK", é um veículo não tripulado de multi carga útil qu eoferecerá uma maior capacidade, maior facilidade de manobra e melhor agilidade do que os modelos anteriores. Segundo os construtores, o "ROOK" é o próximo passo para possibilitar a realização no terreno de "tudo o que acontece nos céus" através do uso de drones e robots aéreos. Estes robots poderão ocupar o lugar dos soldados, sendo portadores de uma autonomia e inteligência artificial, possibiliando assim soluções cabais.

Esta nova máquina de guerra pode navegar no deserto, na neve, e em outras condições difíceis de terreno, tanto de dia como de noite. Possui sensores sofisticados que conseguem identificar soldados e segui-los, não obstante as dificuldades físicas no terreno. O robot pode fornecer suprimentosd, assistência médica ou retirar vítimas do campo de batalha, recolher informações, e funcionar ainda como sistema remoto de armas. 

Shalom, Israel!