quinta-feira, novembro 11, 2021

ISRAEL, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, BAREIN E EUA JUNTOS EM EXERCÍCIOS NAVAIS NO MAR VERMELHO

Se há pouco mais de um ano alguém falasse que Israel estaria realizando exercícios navais militares com 2 países árabes no Mar Vermelho teria como reacção olhares ou até risos de incredulidade...

Mas hoje, passado pouco mais de um ano dos primeiros "Acordos de Abraão", o aparentemente impossível está a acontecer: Israel e os EUA estão a realizar grandes exercícios navais no Mar Vermelho em conjunto com duas nações árabes!

Este exercício de 5 dias comandado pelos EUA inclui treinos realizados a bordo do navio de transporte anfíbio "USS Portland", incluindo buscas, pesquisas e tácticas de apreensão, dessa forma "aumentando a interoperacionalidade entre as forças participantes e as equipas de interdição marítima."

Crê-se que esta medida não só simplificará a cooperação com as tropas norte-americanas na região, como criará também um potencial para a formação de uma coligação regional com países árabes que normalizaram as suas relações com Israel tendo também em vista a ameaça comum apresentada pelo Irão. 

A 5ª frota norte-americana tem por várias vezes colidido com navios iranianos no Golfo Pérsico, e as tensões mantêm-se elevadas, sendo que com a inclusão da marinha de Israel os sinais tornam-se mais claros para o regime iraniano. A zona de operação da 5ª frota inclui o Golfo Árabe, o Golfo de Oman, o Mar Vermelho, partes do Oceano Índico e três pontos cruciais e estratégicos na região: o estreito de Ormuz, o canal de Suez e o estreito de Bab-el-Mandeb.

As forças norte-americanas são compostas de um destacamento e batalhão de logística, uma companhia de infantaria, uma companhia de reconhecimento com armamento ligeiro, e um sistema de alta mobilidade de artilharia de rockets. Este exercício de duas semanas inclui cenários em terreno urbano, fogo real de infantaria, treino de manobras rápidas e outros.  

Shalom, Israel!