segunda-feira, novembro 01, 2021

"ISRAEL PODE SALVAR O MUNDO" - AFIRMOU BENNETT NA COP26

No seu discurso na abertura da cimeira do clima ontem iniciada em Glasgow, Escócia, o primeiro-ministro de Israel não se ficou por menos. Afirmou que Israel, sendo a nação com mais start-ups per capita do planeta, está em boas condições para salvar o planeta: "Como país com a maior quantidade de start-ups per capita no mundo, nós (Israel) devemos canalizar os nossos esforços para salvar o mundo." 

Segundo o líder israelita, a tecnologia de Israel pode salvar o planeta do impacto negativo das alterações climáticas. Bennett é um dos 100 líderes mundiais participantes da conferência denominada "COP26", designada para reforçar decisões sobre as mudanças climáticas já tomadas no passado. 

"Sejamos realistas" - afirmou Bennett no seu discurso - "Israel é um país pequeno. Somos menos de um terço do tamanho da Escócia."

Mesmo asim, o líder acrescentou: "A nossa pegada de carbono pode ser pequena, mas o nosso impacto nas alterações climáticas pode ser enorme. Se quisermos mudar o sentido do ponteiro, temos de contribuir para a mais valiosa fonte de energia de Israel: a energia e a capacidade mental do nosso povo." Bennett informou o público presente do plano do seu governo "plano de 100 passos" visando o fim do uso do carvão em 2025, cortar a emissão de gases de estufa a zero até 2050, e ainda outras políticas.

"Contudo, a mudança comportamental só nos levará até um certo ponto", acrescentando que é aí que novas tecnologias que ainda não foram inventadas irão aparecer.

"Como país com o maior número de start-ups per capita do mundo, devemos canalizar os nossos esforços para salvar o mundo. É por isso que eu digo aos nossos empreendedores e inovadores: Vocês podem mudar o jogo. Vocês podem ajudar a salvar o nosso planeta."

Bennett disse que Israel é 60% deserto e um dos lugares mais secos do mundo, mas as suas inovações tornaram o país num perito na agricultura do deserto e no líder mundial na tecnologia da água. De forma a ajudar o sector tecnológico de Israel a liderar as soluções climáticas, o governo estabeleceu a "caixa de areia verde" para prover fundos e derrubar burocracias. "A História irá julgar a resposta da nossa geração a esta ameaça, não pela medida das nossas ambições, mas pelos passos práticos que tivermos dado" - afirmou, acrescentando: "Israel é a 'nação inovadora no clima' e estamos preparados para liderar o caminho."

A delegação israelita na COP26 chegou aos 130 participantes, incluindo ministros, jornalistas, pessoal de segurança, ONGs, académicos e empresários. Para além do seu discurso no início da cimeira, o primeiro-ministro de Israel teve encontros particulares com o presidente francês Emanuel Macron, com o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau e ainda com o primeiro-ministro australiano Scott Morrison. Bennett regressará amanhã a Jerusalém. 

CONTAGEM REGRESSIVA

"A humanidade tem desde há muito adiantado o relógio das mudanças climáticas. Falta um minuto para a meia-noite nesse relógio do Juízo Final e temos de agir agora!" - afirmou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson no seu discurso de abertura da cimeira. O secretário-geral da ONU, António Gueterres, alertou os presentes que os 6 anos mais quentes já registados ocorreram a partir de 2015. 

Vários líderes mundiais têm estado a apresentar discursos revelando a urgente preocupação com o estado actual do planeta. Tanto o líder chinês como o russo, representando dos dos maiores países poluidores do mundo, não estão presentes na cimeira. 

Shalom, Israel!