quarta-feira, dezembro 29, 2021

APÓS ENCONTRO COM ABBAS, ISRAEL VAI FACILITAR A VIDA A MILHARES DE PALESTINIANOS

No primeiro encontro oficial entre o chefe palestiniano Mahmoud Abbas e o ministro israelita para a Defesa Benny Gantz desde 2010, o líder israelita recebeu ontem à noite o chefe palestiniano na sua residência pessoal, na cidade de Rosh Haayin.

Dentre as conversações decorridas entre os dois líderes, sabe-se que Israel vai conceder centenas de permissões de entrada para comerciantes palestinianos, bem como para veículos de palestinianos, para além de permissões VIP para dezenas de oficiais da Autoridade Palestiniana. Para além disso, Israel vai antecipar o envio de 100 milhões de shekels relativos a impostos devidos aos palestinianos. 

Gantz deu ainda o OK à aprovação do estatuto a 6.000 palestinianos residentes na Judeia e Samaria e a 3.500 palestinianos de Gaza no registo populacional da Autoridade Palestiniana, o qual se encontra debaixo do controle de Israel, o que significa que a partir de agora Israel reconhecerá o estatuto legal de milhares de palestinianos, permitindo-lhes assim a liberdade de movimentos dentro dos territórios palestinianos. 

O ministro da Defesa de Israel acrescentou que há na agenda um número de medidas económicas adicionais, incluindo a descida das taxas de manuseamento das compras de combustível para os territórios, a criação de uma plataforma para o IVA dos palestinianos, bem como a criação de uma plataforma digital que permitirá que os empregadores israelitas possam pagar aos trabalhadores palestinianos em qualquer momento. Estas medidas, entre outras, irão permitir que centenas de milhões de shekels possam entrar anualmente nos cofres palestinianos. 

Gantz e Abbas terão também abordado a necessidade de aprovação de outras linhas de acção que beneficiarão os palestinianos, incluindo "programas adicionais de construção" na Judeia e Samaria. 

Este encontro entre os líderes israelita e palestiniano ocorreu a meio de uma crescente instabilidade na Judeia, Samaria e em Jerusalém Oriental, com um número de ataques violentos dirigidos a civis israelitas, bem como contra tropas das FDI e elementos da polícia. O gabinete do ministério informou que a reunião e as concessões são parte de um esforço para "evitar uma terceira intifada."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 1:3