segunda-feira, dezembro 06, 2021

GRAVAÇÃO COM "BÁLSAMO DE GILEADE" DESCOBERTA EM ISRAEL

Há cerca de 1.500 anos desapareceu das margens do Mar Morto uma magnífica planta mencionada na Bíblia pelos seus encantos e poderes medicinais. O profeta Jeremias falou do poder curativo desta planta: "Acaso não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do Meu povo?" (Jeremias 8.22)

O profeta Ezequiel admirou o seu valor económico. O Livro do Êxodo menciona a planta como um incenso para a adoração divina a ser queimada no Templo sagrado. 

Estamos a falar do famoso bálsamo de Gileade.

A planta foi um presente da raínha de Sabá ao rei Salomão. Os seus pomares eram pertença do rei Herodes, foram saqueados por Marco António e oferecido a Cleópatra. Os seus ramos foram transportados por Tito juntamente com o Candelabro de ouro na procissão triunfal do império romano em Roma após a conquista de Jerusalém.

DESCOBERTA IMPRESSIONANTE

No final de Outubro a Autoridade para as Antiguidades de Israel anunciou ter sido encontrado em Jerusalém oriental um antigo selo de ametista com oprimeiro registo conhecido da planta conhecida como "bálsamo de Gileade." A gravação no selo com 2 mil anos exibe a planta bíblica caqui - não relacionada com o fruto com o mesmo nome - usada durante o período do Segundo Templo como um dos ingredientes mais dispendiosos para a produção de incenso, perfumes, medicação e óleos para unção. A planta tem sido descrita com muitos nomes, desde caqui, bálsamo e bálsamo de Gileade. O selo foi encontrado durante escavações a decorrer em Jerusalém. 

Segundo o arqueólogo responsável pelas escavações, "este é um achado importante, pois pode ter sido a primeira vez no mundo inteiro que um selo foi descoberto com uma gravação desta preciosa planta famosa, da qual até agora apenas se conseguiam ler descrições em registos históricos."

A planta está sendo hoje em dia novamente criada em Israel, ao fim de 1.500 anos do seu desaparecimento. O local onde está sendo criada é em Almog, na margem Norte do Mar Morto. 

Shalom, Israel!