terça-feira, dezembro 14, 2021

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS DESCOBREM SEGUNDA SINAGOGA DOS DIAS DE JESUS EM MAGDALA

Sempre que anualmente visitamos Magdala, a terra natal de Maria Madalena, deparamos com escavações em progresso, naquela que será uma das atracções turísticas na Galiléia mais importantes para os cristãos. Trata-se afinal de um local que certamente o Messias Jesus visitou por diversas vezes, e em cuja sinagoga teria certamente pregado.

Esta descoberta de uma nova sinagoga com 2 mil anos virá agora trazer mais luz ao que seria o estilo de vida nos dias de Jesus e dos Seus apóstolos. A cidade de Magdala (Migdal no hebraico), de onde veio Maria Madalena, uma das mais fiéis seguidoras do Mestre, era naqueles dias uma grande e próspera cidade nas margens do Lago da Galiléia. 

"Podemos imaginar Maria Madalena e sua família frequentando esta sinagoga, bem como muitos ouytros residentes de Magdala, para participarem em eventos comunitários e religiosos" - afirmou Dina Avshalom-Gorni, uma das responsáveis pelas escavações, acrescentando: "A exposição de uma segunda sinagoga lança nova luz sobre a vida comunitária judaica na Galiléia, a região onde, segundo o Novo Testamento, Jesus realizou os Seus milagres."

Esta sinagoga agora descoberta é um edifício em forma de quadrado construído em basalto e calcário, com um salão central e duas salas adicionais. As paredes do salão central estão revestidas de gesso branco e colorido. A sinanoga inclui um banco de pedra, também revestido com gesso, o qual se vê em todas as paredes ao redor. Os pesquisadores encontraram também uma prateleira revestida de gesso numa pequena sala no lado setentrional do salão onde certamente seriam guardados os rolos da Torá. 

Avshalom-Gorni disse que a sinagoga "reflecte a necessidade de um edifício dedicado à leitura e ao estudo da Torá, e também para reuniões sociais nos dias de Jesus."

Magdala passa agora a ser a única cidade do mundo onde foram encontradas duas sinagogas da época do Segundo Templo na mesma região. 

A "Autoridade para as Antiguidades de Israel" escavou Magdala há mais de 10 anos e encontrou ali a primeira sinagoga em 2009. Essa sinagoga, que visitamos regularmente, continha uma pedra exibindo entre outras uma imagem do candelabro menorá). Segundo os escavadores, esse candelabro era a representação do original presente na época no Templo de Jerusalém. 

"O facto de termos encontrado duas sinagogas revela que os judeus da época do Segundo Templo procuravam um lugar para encontros religiosos, e talvez até sociais" - afirmou o professor Adi Erlich, da univerdidade de Haifa, acrescentando: "A pedra exibindo um relevo com o Menorá da outra sinagoga de Migdal sugere que os judeus aqui residentes viam Jerusalém como o seu centro religioso, sendo que as suas actividades locais tinham lugar sob esta centralidade. A sinagoga que agora estamos a escavar está próxima da rua residencial, ao passo que a que foi escavada em 2009 estava rodeada por uma zona industrial. Vemos assim que as sinagogas locais foram construídas dentro do tecido social da povoação."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7