terça-feira, dezembro 07, 2021

ATAQUE ISRAELITA AO PORTO SÍRIO DE LATAKIA

Segundo a imprensa síria, forças de defesa sírias reagiram a um ataque aéreo israelita que atingiu o porto sírio de Latakia ontem à noite. Fotos recolhidas no local revelam aquilo que se parece a um incêndio no meio de contentores. No vídeo registado ouvem-se barulhos de várias explosões. Segundo informações sírias, o incêndio terá entretanto sido extinguido. 

Tudo leva a crer que a aviação israelita terá disparado vários mísseis na direcção do Mediterrâneo, visando o parque de contentores do porto comercial sírio de Latakia. Vários contentores pegaram fogo. Não há registo de vítimas. Os mísseis israelitas terão atingido depósitos de armas pertencentes às milícias iranianas em território sírio. Este raro ataque israelita atingiu o principal meio de entrada de bens essenciais para a Síria, em plena guerra civil, e é através deste porto que o Irão tem estado a introduzir armamento para as suas milícias no país, para além do fornecimento aos párias do Hezbollah.

REACÇÃO ISRAELITA

Durante um encontro trilateral realizado hoje entre o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett, o presidente cipriota Nicos Anastasiades e o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, o líder israelita deu a entender que a autoria do ataque era israelita quando declarou que "estamos repelindo as forças do mal desta área dia e noite. Não iremos parar nem por um segundo sequer. Isto acontece quase diariamente. Continuaremos a agir face às forças destrutivas. Perseveraremos e não nos cansaremos."

Ao mesmo tempo que se referia aos ataques ocorridos, Bennett afirmou os laços entre o seu país, a Grécia e Chipre: "Enquanto isso, estamos fortalecendo os laços com os nossos amigos em todas as áreas" - referiu Bennett, citando acordos relacionados com o clima, saúde, economia e segurança. Os líderes grego e cipriota aproveitaram o encontro para condenar as recentes acções da Turquia em Chipre, apelando à "retirada total das forças de ocupação turcas da ilha."

Informações recentemente divulgadas indicam que Israel terá destruído com êxito cerca de 75% das armas iranianas em território sírio, tendo assim atingido um nível máximo de persuasão contra as forças iranianas na Síria. Israel tem destruído muito do arsenal do inimigo iraniano estacionado na Síria, incluindo drones, mísseis, foguetes, infraestruturas para o fabrico de armas e componentes para sistemas de defesa anti-aérea. 

A área de Latakia tem servido de fortaleza para as forças militares russas na Síria, incluindo uma base aérea próxima do local. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

todo apoio a Israel