terça-feira, fevereiro 15, 2022

PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELITA RECEBIDO COM HONRAS NO BARHEIN

Mais um país árabe a receber o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett. 

Fruto dos "acordos de Abraão" mediados por Donald Trump, o Barhein foi um dos primeiros países a normalizar as relações políticas com Israel.

À chegada ao palácio real, Bennett foi recebido pela banda militar do Barhein ao som do toque do hino nacional de Israel, o "Hatikvah", certamente uma forma de honrar o estado de Israel, nesta que é a primeira visita de uma autoridade israelita a este estado do Golfo Pérsico. 

Bennett foi recebido pelo príncipe herdeiro Salman bin Hamad Al-Khalifa, que é tambem o primeiro-ministro do país, a que se seguiu um encontro privado e um almoço de trabalho.

O primeiro-ministro encontrou-se também com o rei do Barhein. 

O príncipe herdeiro afirmou que "todas as nações responsáveis devem esforçar-se para alcançar a paz."

"Penso que, de forma a ver-se um Médio Oriente mais alargado, liberto de conflitos, baseado em princípios de respeito mútuo, entendimento e responsabilidade partilhada pela segurança, temos de fazer mais de forma a nos conhecermos melhor uns aos outros e avançar com o estabelecimento dos acordos de Abraão, um importante feito histórico" - afirmou o príncipe.

"UMA GRANDE OPORTUNIDADE"

Bennett afirmou que esta visita é uma grande oportunidade: "Venho de Israel com um espírito de boa vontade, cooperação e parceria para juntos enfretarmos os desafios" - afirmou Bennett, acrescentando: "O nosso objectivo com esta visita é converter a nossa paz de uma paz entre governos numa paz entre povos...queremos trazer conteúdo, energia e vigor às nossas relações."

Bennett abordou ainda a questão da ameça comum que é o Irão: "Israel e o Barhein estão a enfrentar grandes desafios à segurança que provêm da mesma fonte, que é a República Islâmica do Irão. O Irão desestabiliza toda a região."

O primeiro-ministro alertou que o apoio iraniano aos fantoches terroristas tem em vista destruir países moderados e estáveis, substituindo-os por organizações sanguinárias terroristas: "Não o permitiremos. Estamos a lutar noite e dia contra o Irão e seus párias na região e estaremos ajudando os nossos amigos na promoção da paz, segurança e estabilidade, onde quer que tal nos seja pedido."

Entre os vários assuntos a abordar com esta visita, está o turismo, comércio e serviços de saúde. À semelhança do que já está acontecendo com os Emirados Árabes Unidos, espera-se um grande incremento das relações comerciais nestas áreas e ainda nas questões culturais e religiosas.

Shalom, Israel!