segunda-feira, fevereiro 28, 2022

EQUIPA MÉDICA ISRAELITA JÁ SE ENCONTRA NA MOLDOVA E É CONFRONTADA COM O SOFRIMENTO

Uma equipa médica israelita com 15 elementos já se encontra na Moldova, país que faz fronteira com a Ucrânia, sendo confrontada com a triste realidade de dezenas de milhares de pessoas precisando de tratamento médico e apoio psicológico. Muitas dessas pessoas andaram dias seguidos a pé, protegendo-se dos ataques dos mísseis e lutando contra o frio e a falta de comida.

Esta equipa médica israelita é a primeira a nível internacional a operar na Moldova. A base das operações é dentro da sinagoga, na capital Chisinau.

Segundo o testemunho de um amédica israelita, "eles acham que perderam tudo, e perderam mesmo, essa é a realidade."

A equipa está administrando cuidados médicos, na sua maior parte causados pela exaustão, frio e fome, e alguns ferimentos. Um dos principais problemas é a hipotermia, devido às baixas temperaturas na região. Várias mulheres grávidas também apresentaram problemas. 

A maioria dos refugiados são mulheres, crianças e idosos, uma vez que os homens têm de ficar na Ucrânia para lutar contra os invasores russos. A maioria dos refugiados ucranianos que fogem do conflito estão a dirigir-se para outras áreas da Ucrânia, ou para a Polónia, mas a Moldova está a receber diariamente cerca de 70.000 pessoas. A equipa médica está também a encontrar muitos israelitas desesperados por encontrar transporte que os leve para Israel.

Para além dos cuidados médicos de emergência e a provisão de alimentos e cuidados de higiene, segundo um dos médicos, por vezes os cuidados baseiam-se "em nada mais que um abraço, um cobertor, uma boneca ou alguns doces."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

Apocalipse 22:10,,