sexta-feira, fevereiro 11, 2022

TURQUIA ABORTOU TENTATIVA IRANIANA DE ASSASSINATO DE EMPRESÁRIO ISRAELITA

A organização nacional de serviços secretos turcos - MIT - abortou uma tentativa de assassinato de um destacado empresário israelita que vive no país. O atentado seria perpetrado por iranianos. O assassinato de Yair Geller seria cometido como vingança pela morte do principal cientista nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, em Novembro de 2020, e que o Irão atribui a Israel, bem como para sabotar as relações israelo-turcas.

Segundo informações prestadas pelo diário "Daily Sabah", a célula era composta de pelo menos 9 operacionais iranianos, intentando assassinar o empresário israelita que reside em Istambul e que possui uma empresa de tecnologia aeroespacial no país. 

A MIT partilhou as informações sobre o plano com a israelita Mossad. Ambas as organizações acreditam que para além do assassinato do empresário, a ideia seria também afectar as relações entre os dois países. 

Geller foi transferido para uma casa segura na Turquia. Foi-lh eproposto asilo em Tel Aviv, mas o empresário declinou a oferta. 

Os membros da célula terrorista não tiveram conhecimento de que Geller havia sido trasferido para uma casa segura, pelo que continuaram as suas operações, incluindo visitas ocasionais à área onde se situam os escritórios do israelita.

Segundo o Sabah, o MIT prendeu 8 dos 9 operacionais iranianos, incluindo o líder da célula na Turquia. O nono membro do grupo dirigia a célula a partir do Irão. 

Este relato desta tentativa de assassinato surge poucos dias depois de o presidente turco Recep Erdogan ter anunciado que iria receber o presidente israelita Isaac Herzog o mais tardar até final deste mês de Fevereiro - a primeira visita do tipo após o esfriar das relações entre os dois países com os conflitos na fronteira com Gaza em 2018.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:12