quinta-feira, fevereiro 10, 2022

A RETOMADA DO ACORDO NUCLEAR COM O IRÃO SERÁ "UM PERIGO PARA A REGIÃO" - AFIRMOU BENNET

De visita a Jerusalém, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, ouviu da boca do primeiro-ministro israelita sérios avisos sobre a prevista retomada do acordo nuclear com o Irão assinado em 2015, qu econsidera o mesmo como um perigo para a região.

Naftali Bennett disse ainda a Baerbock que deve ser imposta uma data limite para o fim das conversações a decorrer actaulmente em Viena entre as potências mundiais e o Irão, uma vez que o prolongamento do prazo apenas dá azo a que o Irão continue no seu programa de enriquecimento nuclear do urânio, servindo assim e unicamente os interesses iranianos. 

Esta foi a primeira visita da ministra alemã à capital de Israel, durante a qual foram também abordadas outras questões regionais e a cooperação médica para combater a covid-19 entre as duas nações. 

Apesar de em 2018 o ex-presidente norte-americano Donald Trump ter levado a sua administração a retirar-se do acordo, as outras potências permaneceram ainda a respeitar o mesmo, como é o caso da Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha. 

Num outro encontro realizado esta manhã, em Tel Aviv, a ministra alemã encontrou-se com o ministro israelita para as Relações Exteriores, Yair Lapid, Baerbock afirmou na conferência de imprensa conjunta que as conversações com o Irão estão "na fase final" e que, apesar das reservas israelitas, um retorno ao acordo nuclear tornaria a região mais segura. E a ministra acrescentou ainda que se assim não fosse, "não estariam a ter aquelas conversações." Segundo ela, as conversações com o Irão, das quais a Alemanha faz parte, chegaram a "um ponto muito crítico", e que era importante que o Irão voltasse à mesa das negociações "com uma vontade de compromisso e sem grandes exigências."

"Queremos fazer tudo o que for possível para que com este acordo a segurança de Israel fique garantida."

POSIÇÃO DE ISRAEL

Lapid, disse por seu lado que ele e Baerbock abordaram as conversações nucleares, tendo apresentado à alemã a posição de Israel, de que "um Irão nuclear coloca em perigo não só Israel, mas o mundo inteiro" - afirmou, acrescentando que o Irão "é um exportador do terrorismo, desde o Iémen a Buenos Aires."

"Os países do E3 não podem tampouco ignorar a ameaça colocada pelo Irão para além do seu programa nuclear" - afirmou Lapid, referindo-se aos países europeus envolvidos nas conversações com o Irão.

"O Irão é o Hezbollah no Norte, o Irão é o Hamas no Sul, o Irão é um exportador do terrorismo desde o Iémen a Buenos Aires."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:12