quarta-feira, janeiro 25, 2023

ESCAVAÇÕES EM CURSO JUNTO AO MURO OCIDENTAL PODERÃO FAZER LIGAÇÃO À CIDADE DE DAVID


Quem visita Jerusalém pelo menos uma vez por ano apercebe-se das mudanças e avanços na Cidade, não só no número de novas construções, como da extensão das escavações arqueológicas junto ao Monte do Templo, e neste caso em particular do próprio Muro Ocidental, mais conhecido por Muro das Lamentações.

Ora, segundo a opinião de um conhecido guia turístico, se as escavações continuarem a desvendar mais tesouros sob a actual praça do Muro, pode ser que a rede de túneis que atravessam os subterrâneos da Cidade velha possam um dia vir a ligar os mesmos à Cidade de David. 


As escavações prosseguem diariamente, revelando novas camadas de História: "Estamos a remover o lixo de forma a descobrirmos as nossas raízes. Vez após vez vamos descobrindo uma outra era da História" - afirmou Shmuel Rabinowitz, o rabino responsável pelo Muro e pelos Lugares Sagrados em Israel.

Apesar de Israel não ter tido a presença de turistas durante 2 anos por causa da covid-19, os trabalhos de escavação prosseguiram e as mudanças têm acelerado nestes últimos anos.



As escavações já trouxeram à luz a base das muralhas originais do Templo, a cerca de 17 metros abaixo da actual plataforma do Muro onde as pessoas oram actualmente. Mas o contínuo trabalho arqueológico tem o potencial de criar uma conexão entre esta parte da Cidade fora da área do antigo Templo e a Cidade de David, situada na actual Siloé, fora das muralhas actuais de Jerusalém. 

As descobertas ao redor do Muro Ocidental são assimiladas num filme de realidade virtual que exibe aos visitantes como é que o local se assemelharia nos dias do Segundo Templo, os dias de Jesus.

Há também ligações ao vivo com câmaras instaladas no local para que as pessoas possam acompanhar desde o exterior. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: