quarta-feira, janeiro 11, 2023

TANQUE DE SILOÉ VAI ABRIR AO PÚBLICO APÓS 2 MIL ANOS!


Uma das grandes novidades para este novo ano de 2023 em que Israel celebra os seus 75 anos será a abertura ao público do tanque de Siloé, em plena fase de escavações e que esteve "oculto" ao público durante os últimos dois mil anos!

As autoridades israelitas responsáveis pelo espaço anunciaram nos últimos dias de 2022 que o local tão bem conhecido virtualmente pelos leitores do Novo Testamento estará aberto para visitantes já durante este ano de 2023.

"Um dos sítios mais significativos comprovando o património bíblico de Jerusalém - não apenas uma questão de fé, mas de realidade - com grande significado para biliões de pessoas pelo mundo fora, estará totalmente acessível pela primeira vez em 2 mil anos" - anunciou Ze'ev Orenstein, directos dos assuntos internacionais da Fundação da Cidade de David, em Jerusalém. 

"Apesar dos contínuos esforços nas Nações Unidas e das autoridades palestinianas para apagarem o património de Jerusalém, dentro de poucos anos, os milhões de pessoas que anualmente visitam a Cidade de David poderão caminhar literalmente nos passos da Bíblia, ligando-se às raízes da sua herança e identidade" - informou Orenstein.



O tanque de Siloé é conhecido na Bíblia como o lugar onde Jesus pegou num pouco de lama sobre a qual havia cuspido, aplicando-a depois sobre os olhos de um homem cego de nascença (João 9), mandando-o depois ir lavar os olhos no Tanque de Siloé. O homem assim fez, e ficou imediata e totalmente curado da sua cegueira.

O tanque tem também uma história rica na tradição judaica como parte do caminho dos peregrinos. Antes de subirem ao Templo de Jerusalém, os fiéis lavavam-se cerimonialmente no tanque. A água corrente do tanque é conhecida pelo menos desde há 2.700 anos, remontando ao 8º século a.C., nos dias do rei Ezequias. O tanque faz parte do extraordinário sistema de águas que o rei Ezequias construiu para suprir Jerusalém de água corrente para o caso de a cidade ser cercada por invasores estrangeiros - 2 Reis 20.20.

O tanque de Siloé está situado no ponto mais setentrional da Cidade de David, no exterior da cidade velha, perto do local onde podemos percorrer o túnel de Ezequias, tal como temos feito nas nossas excursões a Israel. 

Moshe Lion, presidente da câmara de Jerusalém declarou o seguinte: "O tanque de Siloé no Parque Nacional da Cidade de David, em Jerusalém, é um local de importância histórica, nacional e internacional. Após anos e anos de expectativas, poderemos em breve destapar este importante sítio arqueológico, tornando-o acessível aos milhões de visitantes anuais que vêm a Jerusalém."

Uma pequena parte do tanque - o perímetro Norte e parte da secção oriental - foi descoberta e escavada em 2004 após o rebentamento de um cano de água nas imediações. 

Segundo informações das autoridades responsáveis, "o perímetro do tanque foi construído como uma série de degraus, permitindo aos que se banhavam poderem sentar-se e mergulhar nas águas do tanque."

Prevê-se que a escavação da totalidade do sítio ainda leve mais alguns anos, faltando ainda decidir se o tanque será aberto ao público por secções, ou se se terá de esperar até que todo o projecto fique completo. De uma forma ou outra, há planos para que o público possa ver as escavações em curso à medida que o local vai sendo escavado. 

Este é um dos achados arqueológicos mais significativos na História moderna e que fortalece a veracidade das narrativas bíblicas. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Gil disse...

Halleluyah