sexta-feira, março 03, 2023

HUNGRIA VAI MUDAR A SUA EMBAIXADA PARA JERUSALÉM


A Hungria vai deslocar a sua embaixada em Israel para a capital, Jerusalém, já no próximo mês de Abril. Esta decisão anunciada pelo primeiro-ministro Viktor Orban indica ser um gesto de solidariedade para com Netanyahu, nesta hora difícil que este está enfrentando com os muitos protestos relacionados com a reforma judicial em fase de votação no parlamento. Sendo uma decisão semelhante à que foi já tomada pela Hungria, o líder húngaro vem assim dar um apoio tácito ao seu colega israelita.

Esta medida fará com que a Hungria seja o primeiro país europeu a estabelecer a sua embaixada em Jerusalém, dessa forma reconhecendo oficialmente a cidade como capital do estado de Israel. 

Das capitais da União Europeia, Budapeste tem sido a maior amiga de Israel, tendo já bloqueado vários esforços europeus para emitir declarações críticas às políticas israelitas. Em 2020, por exemplo, a Hungria foi um dos únicos países que não falou publicamente contra as políticas do estado judaico de anexar partes do território da Judeia e Samaria.

Parabéns, Viktor Orban! Parabéns, Hungria! Shalom, Israel!