quinta-feira, julho 11, 2024

MAIS UM PASSO PARA SE ALCANÇAR UM ACORDO DE CESSAR-FOGO ENTRE ISRAEL E O HAMAS


Segundo informações publicadas pelo "The Washington Post", Israel e o Hamas terão concordado num "quadro de acordo" para a libertação de reféns e um cessar-fogo, estando agora a negociar a respectiva implementação. Um passo decisivo terá sido o acordo entre ambas as partes para o estabelecimento de "um governo interino" em Gaza liderado por uma força apoiada pela Autoridade Palestiniana na segunda fase do acordo. Alguns dos envolvidos nas negociações acautelaram ainda alguma euforia, alegando que apesar de o "quadro de acordo" ter sido montado, um acordo final ainda não estará provavelmente eminente, e ainda levará algum tempo para que se consigam "martelar" todos os detalhes.

"A pedra de tropeço tem sido a transição para a Fase 2, na qual o Hamas libertaria os homens soldados ainda cativos nessa fase, com ambas as partes concordando com "um fim permanente das hostilidades" , com "uma retirada total das forças israelitas de Gaza."

Um passo positivo foi a aceitação por parte de Israel e do Hamas que nenhuma dessas partes governaria Gaza desde o início da Fase 2, havendo sim um governo interino apoiado pela Autoridade Palestiniana. A segurança seria assegurada por forças treinadas pelos EUA apoiadas por estados árabes moderados. Estas forças seriam constituídas por 2.500 elementos ligados à Autoridade Palestiniana e já escrutinados por Israel. 

O Hamas terá dito aos mediadores "estar preparado para ceder a autoridade à governação interina."

Segundo a notícia do jornal norte-americano, ambas as partes envolvidas estão motivadas em terminar com os combates, com Israel a querer preparar as suas forças para uma possível confrontação com o Irão e seus proxies. Um general norte-americano também informou que o Hamas está numa "má condição" nos seus covis subterrâneos e com falta de munições e suprimentos. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: