Um dos 3 para-quedistas heróis celebrizados pela famosa foto tirada no dia 7 de Junho de 1967 junto ao Muro Ocidental, o Dr. Yitzhak Yifat (o do meio na foto), faleceu hoje com a idade de 81 anos. A foto, tirada por David Rubinger, captou a alegria e o fascínio estampado nas caras dos 3 heróis pouco depois de terem recuperado a Cidade Santa de Jerusalém, no final da Guerra dos Seis Dias, mais especificamente o Monte do Templo e o Kottel - o Muro Ocidental - até então vedado aos judeus pelas forças ocupantes da Jordânia. Na altura da conquista eles ainda não sabiam que aquele era "o Muro" tão querido dos judeus, só tendo recebido a confirmação algum tempo depois.
Na foto, da esquerda para a direita: Tzion Karasenti, YitzhakYifat e Chaim Oshri. A foto da direita foi tirada no mesmo local, exactamente 50 anos depois, ou seja, no dia 7 de Junho de 2017.
Yifat formou-se e trabalhou como médico ginecologista.
A reconquista do Monte do Templo foi um dos momentos cruciais e determinantes desta guerra, e o então ministro da Defesa Moshe Dayan tornou-se no grande herói da mesma, tendo estado à frente das tropas vitoriosas que em apenas 6 dias venceram 5 países inimigos e reconquistaram território bíblico, como partes da Judeia e Samaria, os montes Golan e a parte oriental da cidade de Jerusalém.
Foi de facto um dos momentos mais importantes da História do século 20.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário