segunda-feira, janeiro 18, 2021

98% DO PESSOAL MÉDICO QUE TOMOU A SEGUNDA DOSE DA VACINA EM ISRAEL COM ELEVADA TAXA DE ANTICORPOS

A segunda dose da vacina da Pfizer já em aplicação em Israel está a alcançar uma elevadíssima taxa de sucesso, com 98% do pessoal médico que já se submeteu à mesma a alcançar um elevado nível de anticorpos da covid.

"A vacina funciona maravilhosamente!" - é a afirmação do Centro Médico Sheba, informando que a inoculação da vacina da Pfizer proporciona maior protecção do que a recuperação do coronavírus.

Estes resultados muito animadores foram hoje revelados pelo Centro Médico Sheba, após conclusão dos estudos realizados. O estudo foi realizado com 102 portadores da segunda dose da vacina, tendo-se verificado os resultados uma semana após a inoculação da segunda dose - quando a vacina deve atingir a sua maior eficácia - com a maioria das pessoas vacinadas a revelarem maior quantidade de anticorpos do que as pessoas que simplesmente recuperam da doença. Segundo o hospital, uma semana após a tomada da segunda dose, os anticorpos saltaram para um nível de 6 a 20 vezes maior do que depois da primeira dose. Apenas dois funcionários apresentaram baixo nível de anticorpos, mas sabe-se que um deles tem um sistema imunitário muito baixo.

Segundo a Dra. Gili Regev-Yochay, director da unidade de infectologia do hospital Sheba, os resultados iniciais indicam que as pessoas que foram vacinadas não deverão ser portadoras de transmissão do vírus ou da infecção - uma matéria que até agora os cientistas não haviam determinado - uma vez que os níveis dos anticorpos eram suficiente elevados para suprimirem quaisquer partículas do vírus. 

"Isso significa que a vacina funciona maravilhosamente" - afirmou Regev-Yochay.

Os resultados "estão de acordo com os testes da Pfizer e ultrapassam até as expectativas relacionadas aos resultados. Espero que os testes do resto do pessoal participante sejam semelhantes" - afirmou a médica, acrescentando: "Há definitivamente razões para optimismo."

Israel é o primeiro país do mundo nas vacinações per capita, ainda que o país permaneça em lockdown devido ao elevado número de infeccionados. Hoje de manhã já 2.116.291 pessoas haviam sido vacinadas em Israel com a primeira dose da vacina, e 309.450 já com as duas doses.

Israel prepara-se assim para ser o primeiro país do mundo a vacinar plenamente toda a sua população, ao mesmo tempo que providenciará pesquisa valiosa que pode ajudar o resto do mundo neta batalha contra a pandemia.

Shalom, Israel!