Conhecido por prezar a vida humana acima de qualquer outra coisa, Israel tem levado a sério a vacinação em massa da sua população, tendo como meta o dia 21 de Março próximo como o prazo máximo para todos os seus cidadãos estarem imunizados contra a pandemia.
O Ministério da Saúde de Israel reportou que esta manhã já 950.000 israelitas haviam sido vacinados com a primeira dose da vacina, sendo a segunda ministrada daqui a 3 semanas.
Com uma população de 9,3 milhões, Israel é assim o país que no mundo mais cidadãos vacinou proporcionalmente à sua população, ou seja: às contas de hoje, mais de 10% do total da população já foi vacinada, constituindo um recorde mundial, e colocando Israel na linha da frente dos países a levar a efeito a tentativa de colmatar de vez com esta ameaçadora pandemia que também tem afectado bastante a nação israelita. Israel não precisou de montar uma nova estrutura para a distribuição das vacinas, porque já dispunha de uma, daí talvez a vantagem neste avanço. Países como os Estados Unidos estão a viver uma situação desesperadora, sendo uma das razões a falta de um sistema eficiente de distribuição das vacinas por todos os seus estados e populações.
Israel está a utilizar os lotes recebidos da vacina Pfizer, iniciando no passado dia 20 a vacinação do pessoal médico, grupos de risco e pessoas com mais de 60 anos. Segundo o relatório do ministério, 41% das pessoas com mais de 60 anos já foram vacinadas até agora.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário