sábado, janeiro 02, 2021

MARROCOS QUER TORNAR-SE ATRACÇÃO TURÍSTICA PARA OS ISRAELITAS

 

A ministra marroquina para o Turismo Fettah Alaoui vê o fluxo turístico de israelitas para o seu país como um grande desafio, prometendo aos israelitas segurança durante as suas visitas, ao mesmo tempo que a comunidade judaica local se prepara para receber os visitantes israelitas, expandindo as opções de comida kosher.

"Tenho ouvido de muitos israelitas a viajarem para o Dubai depois da assinatura dos acordos de paz" - comentou a ministra, acrescentando: "Não estou surpreendida, mas tenho a intenção de colocar Marrocos no topo da lista dos destinos preferidos, e tenciono trabalhar duro para ultrapassar o Dubai."

Alaoui estima em 50 mil o número de israelitas que visitaram o seu país ainda antes da normalização das relações entre Israel e Marrocos, na sua maior parte familiares de judeus marroquinos, esperando que esse número cresça para 200 mil por ano. 

"Estão a decorrer conversações para formalizar os acordos para as viagens aéreas. As companhias aéreas, tanto em Israel como em Marrocos já estão em stand by. Planeamos assegurar que o processo para a obtenção de vistos decorra rapidamente e sem dificuldades, para que os turistas recebam os seus vistos electrónicos logo à chegada."

"Acredito que as grandes cidades sejam a grande atracção popular, mas quero também sugerir as nossas praias e o deserto. Oferecemos também um turismo ecológico que acredito experimentará um boom quando a pandemia do coronavírus terminar."

O rei Maomé VI já deu o seu apoio para um projecto de renovação de 119 cemitérios judaicos no país, bem como para a construção de um centro cultural judaico na cidade de Fez.

Shalom, Israel!