sexta-feira, janeiro 15, 2021

FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL ESBOÇAM PLANOS PARA A PROBABILIDADE DE UM ATAQUE AO PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃO

 

Segundo informações reveladas por um diário israelita, o chefe das FDI analisou as várias opções possíveis para atacar o programa nuclear iraniano, exactamente um dia depois de um ministro ligado ao partido governamental do Likud ter avisado que Israel pode atacar a República Islâmica caso os Estados Unidos volte ao acordo nuclear com o Irão.

O chefe militar das FDI, Aviv Kohavi, pediu que lhe apresentassem as 3 propostas alternativas para fazer descarrilar o programa nuclear de Teerão, sem no entanto ter dado mais detalhes. Aquilo que ele informou é que uma das opções é um ataque militar, vincando que esse plano iria requerer um significativo aumento do orçamento militar. 

Na semana passada, o Irão anunciou arrogante e provocativamente ter voltado ao enriquecimento do urânio em 20 por cento, um valor muito acima do limite estabelecido no acordo nuclear assinado em 2015 com as potências nucleares, e um pequeno salto técnico dos 90% requeridos no enriquecimento do urânio que podem levar à produção de armas. 

O ministro Tzachi Hanegbi, ligado ao governo de Netanyahu, afirmou na semana passada que "se o governo dos Estados Unidos voltar ao acordo nuclear - e essa parece até ver a política a adoptar - o resultado prático será que Israel voltará a estar sozinho contra o Irão, o qual, no final das contas, terá recebido uma luz verde por parte do resto do mundo, incluindo dos Estados Unidos, para continuar com o seu programa nuclear" - afirmou o ministro.

"Não iremos certamente permitir isso. Já por duas vezes fizemos o que havia a ser feito, em 1981 contra o programa nuclear iraquiano, e em 2007  contra o programa nuclear sírio" - acrescentou Hanegbi.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

avante israel