quinta-feira, junho 03, 2021

INCERTEZAS SOBRE O SUCESSO DE UM GOVERNO DE COLIGAÇÃO

Só daqui a 12 dias é que se saberá se esta proposta de coligação liderada por Bennett e Lapid passará na votação do parlamento para que possa assumir funções de governação. A anunciada vitória desta coligação ainda é prematura. Pela primeira vez na História de Israel um possível governo fez um acordo com árabes muçulmanos do partido Ra'am, propondo-lhes ajudas no valor de dezenas de biliões de shekels, o reconhecimento de 3 cidades árabes e a não demolição de estruturas beduínas clandestinas no deserto do Negueve.

Muitos comentários referem-se a esta coligação como sendo mais "anti-Netanyahu" do que qualquer outra coisa, duvidando-se que, caso seja realmente votada pelo parlamento, venha a durar muito tempo. 

A ser votado este novo governo rotativo, será a primeira vez em Israel que um primeiro-ministro religioso assumirá o poder. Naftali Bennett será também o primeiro líder governamental a liderar um pequeno partido, uma vez que o partido Yamina tem apenas 7 representantes no parlamento. O número de mulheres a ocupar pastas ministeriais será também recorde, com 8 a assumir pastas como transportes, assuntos internos, educação, economia, cultura, igualdade social, absorção de emigrantes e protecção ambiental. A coligação contará ainda com 8 representantes árabes.

Netanyahu não se tem cansado de criticar este possível governo que porá fim aos seus 12 anos de governação, acusando de ser "um governo de esquerda", "um perigo para a segurança de Israel e para o futuro do estado." Mesmo assim, a maioria de direita no governo terá sempre vantagem sobre os representantes da esquerda. 

Tudo permanece confuso, e só daqui a doze dias a situação ficará finalmente decidida.

Shalom, Israel!

2 comentários:

Victor Nunes disse...

tudo nos planos de Deus

Paulo Helmich disse...

Sem comentários!

Shalom, Israel!!!!!