terça-feira, março 01, 2022

RÚSSIA BOMBARDEIA EM KIEV O MAIOR CEMITÉRIO EUROPEU COM VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Provavelmente pela proximidade, o bombardeamento desta tarde da torre da TV ucraniana pelas tropas russas, acabou por danificar também o espaço adjunto onde se encontra o grande memorial do Holocausto de Babi Yar, em memória aos 34.000 judeus que ali foram assassinados há 80 anos pelos nazis. 

O ataque à torre de TV na capital Kiev provocou 5 mortos.

O memorial de Babi Yar, atingido pelas explosões, fica num imenso cemitério onde estão depositados os restos mortais de 34 mil judeus ali assassinados em 1941 quando a cidade de Kiev se encontrava sob ocupação nazi. O massacre foi realizado por tropas das SS com a colaboração de locais. 

O presidente-herói da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu de imediato ao ataque: "A todo o mundo: qual é a razão de andarem durante 80 anos a dizer 'nunca mais', se o mundo fica silencioso quando um abomba cai no mesmo sítio de Babi Yar? Pelo menos 5 mortos. É a História a repetir-se" - afirmou o presidente, ele mesmo judeu e descendente de vítimas do Holocausto.

"Mais uma vez estes bárbaros estão assassinando as vítimas do Holocausto!" - acrescentou o chefe de pessoal do presidente.

Natan Sharansky, chairman do Centro Memorial Babi Yar e antigo chefe da Agência Judaica, afirmou numa declaração: "Putin está tentando distorcer e manipular o Holocausto para justificar uma invasão ilegal de um país democrático estrangeiro. Isso é inteiramente abominável. O facto de ele começar a atacar Kiev bombardeando o sítio de Babi Yar, o maior dos massacres nazis, é simbólico." Sharansky referia-se às alegações de Putin anteriores à invasão de que estava a fazê-lo, em parte, para "desnazificar" o país...

"Nós, aqui no memorial do Holocausto de Babi Yar, construído no maior cemitério europeu do Holocausto, trabalhamos para preservar a memória histórica depois de décadas de supressão soviética da verdade histórica, para que assim os males do passado nunca sejam repetidos. Não podemos permitir que a verdade - mais um avez - se torne vítima da guerra" - afirmou Sharansky, nascido na Ucrânia. 

Antes do ataque, o centro memorial do Holocausto de Babi Yar tinha emitido uma declaração, na qual condenou duramente Putin e a sua invasão, e apelando a que ele seja investigado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. 

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

Apocalipse 22:10