quinta-feira, maio 18, 2023

"CODEX SASSOON", A MAIS ANTIGA BÍBLIA HEBRAICA DO MUNDO, COMPRADA POR 38,1 MILHÕES DE DÓLARES


Um verdadeiro tesouro. A mais antiga Bíblia hebraica completa foi posta ontem a leilão em Nova Iorque, tendo sido adquirida por 38,1 milhões de dólares, um dos valores mais elevados de sempre na aquisição de um livro. 

Esta Bíblia tem 1.100 anos e é um dos mais antigos manuscritos completos das Escrituras hebraicas que sobreviveu até aos dias de hoje. 

Este tesouro espiritual e histórico, encadernado em couro, é um volume único escrito à mão há cerca de 1.100 anos, constituído por 792 páginas de pele de ovelha e inclui 24 livros do Antigo Testamento, faltando-lhe apenas oito páginas. 


O comprador do volume é o ex-embaixador dos EUA na Roménia, Alfred Moses, e a obra foi agora por ele doada ao Museus do Povo Judeu em Tel Aviv, juntando-se à colecção de Bíblias já ali existente. O vendedor da obra foi o suíço Jacqui Safra, um rico coleccionador de obras de arte que a detinha desde 1989. Até ontem pairava grande ansiedade sobre o destino que a Bíblia teria, uma vez que se temia que fosse comprada por um coleccionador privado, não ficando dessa forma acessível ao público. As dúvidas e os temores cessaram ontem com a compra e consequente doação ao Museu, conhecido como "Museu da Diáspora", passando a fazer parte do seu valioso espólio.


"A Bíblia hebraica é o livro mais influente na História e constitui o berço da civilização ocidental. Regozijo-me por saber que ela pertence ao povo hebreu"
- afirmou Moses, acrescentando: "Reconhecendo o significado histórico do Codex Sassoon, era minha missão fazer com que ela residisse num lugar com livre acesso a todo o povo."

"Este é um dos documentos mais raros, singulares e unificadores que jamais existiu." - afirmou Irina Nevzlin, directora da associação representada pelo comprador, acrescentando: "Para nós, tê-lo no museu onde estará à disposição de milhões de pessoas é algo que pode fortalecer as nossas raízes e identidade, pois é algo eterno."

Shalom, Israel!

Sem comentários: