quarta-feira, maio 17, 2023

DESCOBERTO EM JERUSALÉM DOCUMENTO CONTABILÍSTICO COM 2 MIL ANOS!


As escavações em curso na Cidade de David, na capital Jerusalém,deram à luz mais um importante documento-prova dos dias do 2º Templo, portanto de há 2 mil anos, que comprovam o facto de aquele lugar, conhecido como "trilho dos peregrinos" ter sido também usado como lugar de comércio, uma vez que a pedra agora encontrada é um verdadeiro documento contabilístico com nomes e registos financeiros. 

Um caco quebrado foi encontrado junto ao "trilho dos peregrinos", tendo estado incrustado na parede do mesmo, e exibindo 7 linhas de texto com conteúdo comercial, onde constam nomes, medidas e valores monetários, uma espécie de anotação contabilística daquela época.


Esta fascinante descoberta vem comprovar que muito mais pessoas do que habitualmente se pensa sabiam ler e escrever, neste caso, gente do povo que já fazia os seus registos da vida comum no "papel" de então, ou seja, cacos de pedra onde gravavam palavras e números. 

As poucas palavras foram esculpidas numa escrita cursiva simples através do uso de uma ferramenta pontiaguda, tal como um prego num caco de laje aparente retirado da tampa de um ossuário. A escrita foi feita numa conhecida fórmula padrão típica de escritas contabilísticas. Uma das linhas mais completas inclui por exemplo o nome "Simão" - um nome muito comum na época do Segundo Templo - seguido da letra hebraica "mem", que simboliza uma medida de valor económico. Em outras linhas legíveis há letras ou símbolos representando números e medidas, incluindo "mem", uma abreviação da palavra "ma'ot" (dinheiro, na língua hebraica), e a letra "resh", uma abreviação da palavra "reva'im" (hebraico para moedas de centavos). 

Esta descoberta comprova que na praça inicial deste trilho de 600 metros que os peregrinos percorriam até ao Monte do Templo a partir dos tanques de Siloé, havia comércio, uma vez que ali também foram encontrados pesos para balanças e uma mesa padrão de administração. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: