terça-feira, maio 09, 2023

APÓS ELIMINAR 3 PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS DA JIHAD ISLÂMICA, ISRAEL PREPARA-SE PARA A RETALIAÇÃO


Israel lançou uma operação militar denominada "Escudo e Flecha" como resposta aos mais de 100 rockets disparados nesta última semana desde Gaza até território israelita. 

Durante esta madrugada Israel lançou ataques na Faixa de Gaza visando 3 importantes responsáveis do grupo terrorista palestiniano Jihad Islâmica, tendo sido bem sucedido na eliminação Khalil Bahitini, comandante das brigadas al-Quds na região Norte da Faixa de Gaza, Tarek Azzaldin, porta-voz do movimento terrorista islâmico, e também responsável por actividades terroristas na Judeia/Samaria e Gaza, e ainda Jahed Ahnam, secretário do conselho militar da Jihad Islâmica Palestiniana. 

O ministério da saúde palestiniano alegou 12 mortos como consequência dos ataques israelitas, entre os quais membros das famílias dos líderes abatidos. Várias incursões aéreas foram ainda realizadas em Rafah, Khan Yunis, e Shejaiya, na Faixa de Gaza. 

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deve reunir ainda hoje o seu gabinete de segurança. O ministro da defesa, Yoav Gallant, declarou haver uma "situação especial na linha da frente", o que levou a que comunidades situadas a menos de 40 quilómetros de Gaza fiquem sob restrições. Gallant aprovou ainda a mobilização de reservistas das FDI. 

Assim sendo, o governo ordenou o fecho de escolas, praias e estradas nas cidades e povoações no Sul de Israel, tendo também limitado a realização de reuniões. 

Logo a seguir aos ataques, o ministro da segurança nacional, Itamar Ben Gvir informou que "Chegou a hora!"

ISRAEL UNE-SE

É importante salientar que tanto os partidos de coligação que formam o actual governo, como os partidos da oposição estão unidos nesta operação militar contra o terrorismo palestiniano. 

UM "CONFLITO PROLONGADO"

Israel prepara-se agora para um "conflito prolongado", uma vez que a Jihad Islâmica já prometeu vingar os seus líderes mortos. A ONU, como lhe é habitual, já condenou a "morte de civis", ignorando como sempre faz as tácticas dos terroristas que se escudam atrás de familiares para se protegerem das retaliações israelitas aos seus atentados terroristas. 

O presidente Herzog já deu os parabéns à operação das FDI em Gaza, ao mesmo tempo pedindo aos israelitas que acatem as instruções transmitidas pelo comando da frente 

Esta acção apanhou os terroristas de surpresa. Netanyahu já avisou entretanto os inimigos de Israel para a eventualidade de qualquer escalar da situação, a qual, a acontecer, será respondida de forma decidida. O primeiro-ministro avisou ainda para que "não mexam connosco."

CONDENAÇÃO ÁRABE

As habituais declarações de condenação à intervenção israelita têm entretanto estado a surgir a partir da ONU, do Egipto, da Jordânia e da Autoridade Palestiniana, todos condenando a "agressão" em Gaza que matou 3 militantes e 10 civis.  A própria França também já veio condenar a acção anti-terrorista israelita...O Irão está entretanto a incitar o seu afiliado Hamas para se juntar à retaliação contra Israel. 

Shalom, Israel!

1 comentário: