Segundo o New York Times reportou hoje, o incêndio causado ontem por uma "misteriosa explosão" nas instalações de enriquecimento de urânio em Natanz fará atrasar em 9 meses o programa de produção de material de fissura do Irão.
Pensava-se inicialmente que a explosão tinha sido provocado por um ataque cibernético, mas essa hipótese já foi descartada, sabendo-se agora que foram colocados explosivos poderosos que acabaram por destruir por completo a instalação eléctrica que fornece a energia necessária para fazer funcionar as centrifugadoras a gás que separam os isótopos de urânio usados para armas nucleares.
O Irão tenta convencer o mundo que a explosão atingiu "centrifugadoras de modelos antigos", prometendo que serão substituídos por outros mais modernos. No dia anterior à explosão o Irão tinha-se gabado publicamente de estar a iniciar dezenas de novas centrifugadoras IR-9 mais avançadas nas suas instalações nucleares subterrâneas capazes de separar os isótopos 50 vezes mais rapidamente.
Os serviços secretos israelitas contradisseram entretanto essa informação, informando que os danos foram significativos e que afectaram mais do que os IR-9. O Irão culpou o "regime sionista" pelas explosões, ameaçando com uma pronta vingança. Israel não confirmou nem negou oficialmente o ataque. A Casa Branca já veio desmentir qualquer responsabilidade no ataque.
Shalom, Israel!
1 comentário:
Se um dia o Irão conseguir fabricar um artefacto nuclear, acredito que este país estará sob intenso risco de auto destruição, visto que são extremamente atrapalhados! Deus Salve Israel! Shalom!!
Enviar um comentário