terça-feira, abril 06, 2021

NETANYAHU CONVOCADO PARA FORMAR NOVO GOVERNO DE COLIGAÇÃO

Os tempos não estão fáceis para o ainda primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Várias acusações de corrupção têm toldado o seu futuro político. No entanto, este homem, é uma autêntica "fera política", e consegue sobreviver a todas as intempéries que contra ele se têm levantado ao longo dos tempos.

Não tem sido fácil agregar aliados para o seu próximo governo, e cada dia que passa a balança tanto pende para o seu lado como para o seu principal opositor. No entanto, tendo conseguido o maior número de votos, o líder do partido Likud foi por direito próprio convocado pelo presidente israelita a formar o próximo governo. Sabe-se que o presidente convidou Netanyahu, mas com muitas reservas. 

Na assembleia solene de posse dos novos deputados do parlamento - o knesset - Benjamin Netanyahu pronunciou-se, dizendo que "o estabelecimento de uma coligação forte e homogénea será difícil, mas não impossível." Netanyahu apelou ainda aos líderes políticos par que acabem com os "boicotes pessoais" e  se juntem a ele para a formação de um novo governo, prometendo fazer "todos os esforços" para remover Israel do "ciclo de eleições" e estabelecer "um governo forte para todos os cidadãos de Israel."

Netanyahu adiantou que mais quatro países árabes estão na calha para normalizarem relações diplomáticas com Israel. 

Na sessão de inauguração do novo parlamento, o presidente Rivlin apelou à unidade para o benefício da nação. 120 parlamentares juraram fidelidade à constituição, em grupos de três, cada um podendo ser acompanhado por um familiar. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

tomara que consiga