quinta-feira, abril 08, 2021

ISRAEL PAROU PARA LEMBRAR OS 6 MILHÕES DE JUDEUS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


Hoje é o dia da memória das vítimas do Holocausto nazi. Eram 10 da manhã quando as sirenes soaram por todo o país de Israel em memória dos 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazi durante a 2ª Guerra Mundial. 

O Dia da Memória do Holocausto é celebrado anualmente e é um dos dias mais solenes no calendário nacional de Israel, com todo o país a literalmente parar por completo durante dois minutos em honra às vítimas da máquina de morte nazi. Os pedestres pararam nos passeios e calçadas, os autocarros pararam a meio das ruas congestionadas, os carros que circulavam nas autoestradas pararam nas beiras com os motoristas de pé e de cabeça baixa fora dos veículos. 

Cerimónias estão também a decorrer em vários locais do país, desde escolas, instituições públicas e bases militares. Às 11H00 iniciou-se no parlamento a cerimónia "Para cada pessoa há um nome", um momento solene em que os parlamentares fazem a leitura do nomes de todas as vítimas conhecidas do Holocausto.

A principal cerimónia de abertura decorreu ontem à noite com a presença de sobreviventes do Holocausto, do presidente Reuven Rivlin, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outros dignatários. 

Segundo o gabinete central de estatísticas de Israel, no final de 2020 contavam-se em Israel 179.600 pessoas consideradas sobreviventes do Holocausto. Durante o ano passado faleceram 17.000 mil, incluindo 900 vítimas da covid-19. No final de 2020 contavam-se também em Israel cerca de 850 sobreviventes com 100 anos ou mais.

Shalom, Israel!

Sem comentários: