sábado, abril 03, 2021

DESCOBERTA DE RARA MOEDA EM JERUSALÉM CONFIRMA O RELATO DOS EVANGELHOS

O Museu da Torre de David, em Jerusalém, anunciou a descoberta de uma rara moeda de prata, denominada "moeda de Tiro." Estas moedas eram utilizadas para pagar a taxa do Templo durante o reino de Herodes, o Grande. Eram também chamadas de "tetradracmas." Quando os peregrinos subiam a Jerusalém para celebrarem uma das 3 grandes festas judaicas, usavam esta moeda para pagamento da taxa do Templo. O nome "moeda de Tiro" deriva do facto de estas moedas serem cunhadas em Tiro.

"Sabemos através dos Evangelhos que Jesus visitou Jerusalém...e nós sabemos que Ele falou com os cambistas. Então temos aqui a evidência, a evidência arqueológica para as fontes históricas" - afirmou Eilat Lieber, directora do museu.

O museu descobriu a moeda durante trabalhos associados a um projecto de renovação e conservação. Uma grande parte do projecto é o trabalho realizado na torre de Faesel construída pelo rei Herodes. 

"A torre de David é uma das mais importantes estruturas em Israel, tanto em termos de História como de localização" - informou Yotam Carmel, responsável pelo programa de conservação. "O último projecto de conservação na torre de David ocorreu durante os anos 80. A cidadela tem desde então estado numa desesperada necessidade de conservação."

O rei Herodes o Grande estabeleceu-se como rei da Judeia e iniciou alguns dos projectos de construção mais ambiciosos no mundo antigo, incluindo a reconstrução do Segundo Templo. Ele transformou a Cidade de Jerusalém, de tal maneira que Plínio, o Velho, escreveu que Jerusalém era "de longe a cidade mais distinta não só da Judeia, mas de todo o Oriente."

Segundo Eilat, a Torre de David une as épocas.

"Podemos ver como o passado, o presente e o futuro se encontram aqui na Torre de David. Durante os trabalhos para o futuro da cidadela, encontrámos evidências do passado. E podemos até conhecer mais sobre a nossa identidade. Os cristãos podem ver como as fontes, os Evangelhos vêm à vida aqui em Jerusalém" - afirmou Eilat, acrescentando que o alvo do museu é contar a História de Jerusalém.

"Esta é a parte mais empolgante do nosso trabalho, porque tudo o que queremos é trazer Jerusalém ao mundo, a História de Jerusalém, a história rica de todos nós, o povo judeu, e os cristãos de todo o mundo."

A moeda fará parte da exibição no Museu da Tore de David. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: