sexta-feira, abril 23, 2021

DEPOIS DE UMA NOITE DE VIOLÊNCIA EM JERUSALÉM, AS REZAS ISLÂMICAS NO MONTE DO TEMPLO DECORRERAM SEM INCIDENTES

Após mais uma noite de grande violência entre extremistas judeus e palestinianos, as rezas desta segunda Sexta-Feira do mês do Ramadão realizadas no Monte do Templo decorreram sem incidentes.

No entanto, e aproveitando o momento, o grupo terrorista Hamas que governa a Faixa de Gaza não perdeu tempo e organizou várias manifestações de apoio aos palestinianos que participaram nos protestos em Jerusalém, apelando a que peguem em armas para "liberarem" a terra e proteger os "nossos lugares sagrados."

VIOLÊNCIA JUNTO AO PORTÃO DE DAMASCO

Ontem à noite um grupo de palestinianos confrontou uma manifestação com cerca de 300 activistas judeus extremistas que gritavam "Morte aos árabes!" Tentando separar as partes em conflito, a polícia entrou em confronto com os palestinianos, que atiraram pedras aos elementos policiais. Dezenas de pessoas ficaram feridas e cerca de 50 foram detidos pela polícia. 

A polícia israelita teve de fazer uso de vários elementos dissuasores, como canhões de água, gás lacrimogéneo, e outros. Segundo informações do "Crescente Vermelho", 105 palestinianos ficaram feridos, incluindo 22 que tiveram de ser hospitalizados. Segundo a polícia israelita, 20 dos seus elementos ficaram feridos, incluindo um polícia montado que foi atingido com uma pedra no rosto. Três foram levados ao hospital para tratamento.

Temia-se que estes confrontos incendiassem um rastilho para actos de violência esta manhã, no Monte do Templo, mas após os apelos à calma pelos líderes religiosos islâmicos, vários milhares de pessoas subiram ao monte para rezar e não se registaram confrontos. 

Várias centenas de árabes vivendo na cidade de Jaffa manifestaram-se hoje em solidariedade para com os seus "irmãos." Jaffa tem sido palco de vários confrontos nestes últimos dias. A manifestação decorreu sem incidentes. 

ATAQUES A JUDEUS

Estas cenas de violência foram originados por vários ataques a judeus nestes últimos dias nas ruas de Jerusalém. Vários ataques são filmados e postados em grupo, incluindo um adolescente palestiniano agredindo dois rapazes ultra-ortodoxos no metro de superfície. Um motorista judeu foi atacado numa rua de Jerusalém oriental, e o seu carro foi alvo de várias pedradas. Quando ele tentou fugir a pé, foi apanhado pelos malfeitores palestinianos e agredido por vários. O seu carro foi depois incendiado. O video que foi postado nas redes sociais mostra-o sendo pontapeado quando se encontrava imobilizado no chão. A vítima, de 46 anos, está hospitalizado, mas recorda com terror aqueles minutos em que sentiu que o queriam matar. 

Oremos pela paz em Jerusalém. Shalom, Israel!

1 comentário: