segunda-feira, fevereiro 22, 2021

ISRAEL E EGIPTO JUNTOS NA EXPLORAÇAO DO GÁS NATURAL

Considerado já como sendo o maior esforço de cooperação desde o acordo de paz entre as duas nações vizinhas há 40 anos - Israel e Egipto - o ministro israelita da energia Yuval Steinitz e o ministro egípcio para o petróleo e recursos naturais Tarek El Molla visitaram hoje o campo de gás natural Leviathan situado na costa mediterrânica. A visita teve lugar um dia depois de ambos terem acordado trabalhar em conjunto para um entendimento entre os dois países para ligar o campo de exploração de gás natural israelita às instalações egípcias pertencentes à empresa "Egyptian Liquefied Natural Gas" por meio de um gasoduto marítimo. O acordo facilitará a exportação do gás de Israel liquefeito para a Europa através dos canais egípcios. 

Molla disse ter ouvido do impacto no desenvolvimento da economia energética de Israel desde a descoberta do gás natural no Mar Mediterrâneo, acrescentando ter ficado impressionado pelo equipamento que há apenas um ano atrás - Janeiro de 2020 - começou a exportar gás para o Egipto. 

"Há mais de um ano que o gás natural produzido pelas instalações de gás Leviathan tem fluído até ao Egipto, e parte dele tem até passado por instalações de gás liquefeito do Egipto rumo à Europa." - afirmou o ministro israelita. 

"Esta é a primeira e a maior cooperação do seu género desde o acordo de paz assinado há 40 anos entre o Egipto e Israel. Estamos discutindo a sua extensão. O Egipto está-se tornando num centro regional de gás natural e sentimo-nos contentes por tomar parte nesta parceria."

Os ministros da energia dos dois países foram os fundadores do "Fórum para o Gás do Mediterrâneo Oriental."

Este é de facto o maior acordo económico de sempre entre os dois países. Ambos os ministros abordaram ainda as formas de aumentar a independência energética dos palestinianos, incluindo o desenvolvimento de um campo marítimo em Gaza, o estabelecimento de uma planta energética em Jenin, e o fornecimento de gás natural aos palestinianos. 

A promessa de Deus para o Egipto é de bênção futura: "Bendito seja o Egipto, Meu povo, e a Assíria, obra de Minhas mãos, e Israel, Minha herança." - Isaías 19.25.

Shalom, Israel!

Sem comentários: