quinta-feira, fevereiro 25, 2021

ISRAEL EXPANDE AS SUAS INSTALAÇÕES NUCLEARES NA ALTURA EM QUE O IRÃO SE PREPARA PARA CONSEGUIR A BOMBA ATÓMICA

Alegadamente clandestinas, as instalações nucleares israelitas, em fase de reabilitação e expansão, foram agora reveladas por imagens de satélite colhidas pela "Associated Press", na região do deserto do Negueve, no Sul do país.

As construções em curso são as maiores das últimas décadas. Têm a dimensão de um campo de futebol, e terão vários pisos abaixo do solo, a alguns metros do reactor existente nas imediações da cidade de Dimona. As instalações são a base dos laboratórios secretos desde há décadas que processam o plutónio para a obtenção de armas atómicas para o estado de Israel.

Os propósitos desta construção são no entanto um enigma. Israel desde sempre tem mantido uma ambígua política nuclear. Isso significa que Jerusalém não confirma nem desmente a posse de armas nucleares. Israel é um dos únicos 4 países que não aderiu ao tratado da não proliferação de armas nucleares. A verdade é que esta construção surge na mesma altura em que o Irão ameaça cada vez mais conseguir alcançar êxito no seu programa nuclear, obviamente com objectivos nada pacíficos. 

Neste mesmo dia em que Israel celebra a festa do Purim, quando a raínha Ester e seu tio Mordecai conseguiram poupar o povo judeu na Pérsia a um verdadeiro genocídio, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu mandou uma mensagem ao governo do Irão, lembrando que a mensagem do Purim como um aviso, caso o Irão prossiga com as suas ameaças e planos de atacar e destruir o estado judaico: "Na véspera do feriado do Purim, digo àqueles que nos querem destruir, o Irão e seus párias por todo o Médio Oriente: Há 2.500 anos um opressivo regime persa tentou aniquilar a nação judaica, e tal como ele falhou nessa altura, assim também irão hoje falhar. Nós não permitiremos que o vosso regime brutal e extremista obtenha armas nucleares."

Netanyahu terminou ainda os seus avisos com este alerta aos iranianos: "Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar que vocês não consigam a arma nuclear."

Como diz o ditado, "para bom entendedor, meia palavra basta"...

DESDE DOS ANOS 1950

Israel tem vindo a desenvolver o seu programa nuclear desde os anos 1950, com a ajuda da França, na região de Dimona, no deserto do Negueve (sul do país). Israel sempre negou as intenções balísticas, alegando sempre que se tratava de uma "fábrica têxtil."

Sabe-se que Israel é um dos 9 únicos países a possuir armas nucleares. Não se sabe ao certo é quantas. Os analistas calculam que Israel tem em Dimona a capacidade para a produção de 80 armas, as quais podem ser lançadas a partir de aviões de guerra, mísseis balísticos ou submarinos. As instalações de Dimona mantiveram-se intactas durante décadas, mas agora há provas claras de "novas construções significativas."

Shalom, Israel!