quarta-feira, fevereiro 24, 2021

NETANYAHU ESPERA VER ISRAEL ABRIR POR COMPLETO EM ABRIL

Numa conferência de imprensa hoje realizada em conjunto com o ministro da saúde Yuli Edelstein, o primeiro-ministro israelita anunciou esperar que toda a população do país acima dos 16 anos possa já ter sido vacinada até ao final de Março e que o país abra por completo sem restrições durante o mês de Abril.

"Há mais de um milhão de israelitas adultos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina e que podem cair gravemente doentes e até morrer. No mundo inteiro as pessoas aguardam as vacinas. Em Israel são as vacinas que esperam pelas pessoas. Precisamos de mudar isso agora" - afirmou Netanyahu.

Edelstein, por seu turno, alertou que o festival do Purim a realizar em breve "não pode ser de forma alguma reminiscente do Purim do ano passado e dos resultados que vimos dessas festanças."

"Lembrem-se: as crianças ainda não foram vacinadas. Vamos protegê-las e evitar paradas e festas."

Israel já vacinou praticamente metade da sua população com a primeira dose. Mais de 3 milhões de israelitas já receberam ambas as doses. 

VACINAS PARA OUTROS PAÍSES

Netanyahu também reconheceu que Israel se prepara para oferecer vacinas a outros países, incluindo alguns com quem não tem relações diplomáticas: "Decidi fazê-lo, e enviámos números simbólicos que não privam um único cidadão israelita da sua vacina."

Prevê-se que Israel forneça vacinas a uns 19 ou 20 países, entre os quais a Mauritânia, ainda considerado inimigo do estado judaico, mas com o qual Israel deseja estabelecer relações, e que foi apontado como um dos próximos a assinar um acordo com Israel. 

Outros países a beneficiar com esta oferta de Israel incluem o Chipre, a Hungria, a Guatemala, a República Checa, as Maldivas, a Etiópia, o Chade, o Quénia, o Uganda e a Guiné. Cada um destes países irá receber entre 1000 a 5000 doses da vacina da "Moderna."

Shalom, Israel!