terça-feira, fevereiro 02, 2021

ISRAEL E O KOSOVO ESTABELECEM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ATRAVÉS DE CERIMÓNIA VIRTUAL

Mais um país muçulmano a entender os benefícios de fazer a paz com o estado judaico. A República do Kosovo não apenas normalizou ontem as relações com Israel, como abrirá a sua embaixada na capital Jerusalém. 

O acordo foi ontem virtualmente "assinado" entre os ministros das Relações Exteriores de Israel e do Kosovo. O estabelecimento das relações entre as duas nações já tinha sido combinado em Setembro passado em Washington, na presença do então presidente Donald Trump, o mediador deste acordo. 

O governo de Pristina, a capital do Kosovo, adiantou que irá abrir a sua embaixada em Jerusalém, passando assim a ser o terceiro país a ter a sua representação diplomática na capital israelita, e o primeiro país muçulmano a fazê-lo.

Israel passou assim a ser o 117º país a reconhecer o Kosovo como um país independente e soberano. 

O ministro israelita descerrou a placa das futuras instalações diplomáticas do Kosovo em Jerusalém, as quais deverão abrir oficialmente em Julho.

O Kosovo tem uma população de 1,9 milhões de habitantes, e declarou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008. O país foi reconhecido pela maioria das nações ocidentais, mas nunca pelas Nações Unidas, devido aos vetos da Rússia, um aliado próximo da Sérvia. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: