sexta-feira, fevereiro 19, 2021

GUINÉ EQUATORIAL ANUNCIOU MUDANÇA DA SUA EMBAIXADA PARA JERUSALÉM

Mais um país atrás da bênção. Desta vez uma nação africana: a Guiné Equatorial. Segundo o seu presidente Mbasogo, todo o continente dá as boas vindas a Israel de braços abertos. Netanyahu, por seu turno, afirmou: "Israel está regressando à África e a África está regressando a Israel em grande."

Esta deslocação foi hoje anunciada ao telefone pelo presidente da Guiné Equatorial ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

A Guiné Equatorial foi uma colónia espanhola que ganhou a sua independência em 1968. Com significativas reservas petrolíferas, este é o país mais pequeno dentro dos membros da OPEC, mas no entanto é o mais rico per capita de toda a África. Mas são poucos os que, dentre os seus 1,5 milhões de habitantes desfrutam dessa riqueza. De facto, uma em cada cinco crianças morre antes de atingir a idade de 5 anos.

Mbasogo é neste momento o presidente com mais anos em função no mundo, estando no poder há mais de 40 anos, tendo tomado o poder através de um golpe de estado em 1979. O presidente tem sido acusado de grande violação dos direitos humanos, tais como: "corrupção, pobreza, e repressão dos direitos civis e políticos."

Até agora só os EUA e a Guatemala têm as suas embaixadas na capital Jerusalém, com o Kosovo sendo o próximo país a fazê-lo. Outros países têm prometido fazê-lo, como é o caso das Honduras. No início deste mês o Senado norte-americano votaram esmagadoramente a favor da manutenção da embaixada do seu país em Jerusalém, com apenas 3 senadores votando contra. 

A maioria dos países europeus, nas suas habituais políticas dúbias e hipócritas, condenaram a decisão do presidente Trump como não seguindo o consenso internacional, preferindo aguardar o reconhecimento da cidade até o estatuto de Jerusalém seja finalizado através das conversações com os palestinianos.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Paulo Helmich disse...

Será que o Senhor "Baiden" irá revogar a transferência efetivada por Trump? Não se espantem se isso ocorrer!!