sábado, fevereiro 20, 2021

SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE ISRAEL, A VACINA PREVINE 98,9% DE MORTES POR COVID

Os responsáveis pela saúde em Israel aplaudem os efeitos "dramaticamente" positivos da vacina Pfizer no país. Duas semanas após a segunda dose, a vacina também previne em 99,2% contra doenças sérias, reduzindo a necessidade de hospitalização em 98,9%.

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde de Israel, "A vacina reduz dramaticamente as doenças sérias, e pode-se ver a influência nas nossas estatísticas de óbitos."

Segundo os dados hoje anunciados, a vacina reduz a mortalidade em 95,8% e diminui a necessidade de hospitalização em 98.9%.

Estes dados referem-se a pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos 2 semanas, em contraste às pessoas que não receberam ainda qualquer vacinação. Cerca de 4.250.643 pessoas já receberam pelo menos uma dose, enquanto que 2.881.825 já receberam as duas, num país com cerca de 9 milhões de habitantes. Israel tem estado a vacinar os seus cidadãos quase exclusivamente com a vacina Pfizer-BioNTech.

Estes dados acabam por ser mais optimistas do que os previamente anunciados. Um amplo estudo recentemente realizado indicou que a vacina é 94% eficiente na prevenção dos sintomas da covid-19, e 92% eficaz na reversão de casos sérios da doença. 

O responsável pelo serviço nacional de saúde em Israel não escondeu o seu optimismo: "Graças ao forte sistema de saúde de Israel que permitiu que vacinássemos um número elevado sem precedentes da nossa população, e às nossas capacidades de rastreamento epidemiológico, somos o primeiro país do mundo a poder demonstrar o efeito da vacina no mundo clínico real."

Entretanto, alguns comércios e espaços de lazer e de diversão, para além de hotéis e outros lugares começarão amanhã a reabrir, mas em exclusivo para os detentores do "passaporte verde" conferido às pessoas que já se submeteram às duas doses da vacina.

Shalom, Israel!

Sem comentários: